3 importantes tendências de TI para a área de Recursos Humanos

Quando se fala de Recursos Humanos dentro de uma empresa logo vem à cabeça uma série de etapas: folha de pagamento, gestão por desempenho, avaliação de performance, medicina do trabalho, gestão de ponto eletrônico, segurança do trabalho e por aí vai.

No dia a dia, existem tarefas que tornam a área de Recursos Humanos extremamente operacional, fazendo com que sobre pouco tempo para a realização de ações mais estratégicas.

Entretanto, com o avanço da tecnologia e da mobilidade, estamos passando por uma fase de transição.

Assim como ocorreu com o ERP há alguns anos, o segmento de RH também vem passando por um processo de consolidação dentro das corporações. Voltando um pouco no tempo, podemos lembrar que haviam empresas especializadas em contabilidade, financeiro, estoque etc, fazendo com que as operações fossem descentralizadas e independentes.

Para facilitar os processos e ter mais controle e precisão na gestão, ocorreu a unificação dos sistemas e a consolidação do ERP, causando na época uma verdadeira revolução tecnológica. Acontece que o departamento de RH ficou fora dessa consolidação e, hoje, a área vem acelerando o processo de automação para se tornar mais estratégica dentro das companhias.

Diante disso, listamos três importantes tendências de tecnologia da informação para o RH. Confira:

1. Unificação de sistemas e países

As empresas querem ter acesso a todos os sistemas de RH ao mesmo tempo, incluindo a gestão de todas as operações, sejam elas nacionais ou internacionais. A administração de RH para as multinacionais precisa ser global e de preferência feita por meio de uma solução única e integrada, que possibilite concentrar os dados das operações de todos os países em um único lugar. Assim, o gestor consegue saber de tudo online e a qualquer momento, tornando muito mais fácil e assertiva a tomada de decisão.

2. Gestão de ponto via GPS

Por conta da necessidade de flexibilidade nos mais diferentes modelos de trabalho, inclusive com as alterações propostas na Reforma Trabalhista, as empresas precisam se adequar e serem amparadas por tecnologias que permitam, por exemplo, bater o ponto remotamente e garantir que as políticas sejam inteiramente respeitadas. Hoje em dia, existem sistemas de RH no mercado que possibilitam a gestão do ponto eletrônico por GPS via smartphoness.

3. Robotização e inteligência artificial

O uso de robôs para automatizar atividades operacionais está a cada dia mais presente na rotina dos profissionais de RH. Contar com um sistema que utiliza conceitos de inteligência artificial para processar folha de pagamento, por exemplo, é essencial para reduzir o tempo da equipe com tarefas manuais e liberar os profissionais para realizar um RH mais estratégico.

Portanto, não dá para deixar de lado a automação dos processos na área de RH. Se a sua empresa quer ter mais eficiência e assertividade na gestão dos colaboradores, retendo a mão-de-obra estratégica, é fundamental contar com a tecnologia certa para isso.

Fonte: Computerworld

11 de julho de 2018