4 tecnologias que podem ajudar a alavancar lucros dos empreendedores

Começar uma empresa é o sonho de muitos brasileiros. Para isso os futuros empreendedores realizam jornada dupla de trabalho, economizam dinheiro, mobilizam suas famílias e concentram suas energias em angariar fundos para o começo do negócio. Nesse turbilhão de tarefas, muitas vezes um bom planejamento de gestão e vendas acaba ficando para segundo plano.

Segundo pesquisa do Sebrae/SP, mais da metade dos empreendedores não realizou o planejamento de itens básicos antes do início das atividades da empresa e 55% não elaboraram plano de negócio. O resultado disso é que 24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência. E esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos.

Com a chegada das startups, muitos empreendedores têm conseguido ter acesso a tecnologias e oportunidades que antes estavam limitadas a grandes corporações. Soluções digitais podem ajudar micro e pequenas empresas a automatizarem alguns processos e ainda ajudar na organização dos negócios. Na lista abaixo, separamos quatro tecnologias que podem contribuir com o sucesso e crescimento dos negócios.

Ampliando a carteira de clientes

Segundo o estudo, apenas 11% das empresas em atividade já venderam para o governo. Em 2018 o governo brasileiro chegou a gastar aproximadamente R$ 90 bilhões em licitações, compras que envolvem desde material para construção civil até grampos de papel. Vender para o governo pode ser uma saída rápida para gerar sustentabilidade para empresas. “Hoje em dia nem todo MEI ou micro e pequena empresa considera vender para o governo. Existe a ilusão de que apenas grandes empresas podem ser fornecedoras do Estado, isso não é verdade.

Atualmente, soluções como as da Effecti, tornam iguais as chances de pequenos empreendedores e grandes multinacionais na disputa das licitações. E além disso, há legislação que favorece os pequenos na competição”, comenta Fernando Salla, CEO da Effecti, startup especializada em desenvolver soluções para fornecedores participantes de licitações, com ferramentas que permitem desde o acompanhamento das licitações abertas até o monitoramento do chat do pregoeiro.

Eliminando a inadimplência

Uma das maiores apreensões dos empreendedores é a inadimplência. Para empresas com recursos limitados, não receber pelo produto ou serviço vendido pode significar o fechamento das portas. Para gerir as entradas e automatizar as cobranças existem tecnologias como o Asaas.

Sem o aplicativo, o empreendedor gasta uma hora por dia, em média, para cobrar dos seus clientes. Com a ajuda da tecnologia, isso pode ser feito em menos de cinco minutos. O Asaas automatiza o processo de cobrança, facilita o recebimento e até adianta o pagamento para o empreendedor caso a compra tenha sido feita no cartão de crédito — tudo isso sem a necessidade de bancos.

Presença digital para aprimorar as vendas e o marketing

Para ampliar a presença do negócio nas redes, existem ferramentas que podem facilitar a criação de um site com pouco investimento. O criador de sites HostGator — provedora de hospedagem de sites e outros serviços relacionados à presença online do mundo — torna a criação de websites, blogs e lojas virtuais mais simples e é destinado a um público sem conhecimento técnico em desenvolvimento e webdesign.

A presença online é essencial para aumentar a visibilidade para a marca, pois disponibiliza e facilita o acesso ao nome da empresa, descrição, endereço, telefone e outras informações importantes para que o cliente conheça e confie na empresa. Sendo assim, contribui para o aprimoramento do marketing e, consequentemente, das vendas.

Organização da gestão e vendas

Segundo a pesquisa 50% dos empreendedores não determinaram o valor do lucro pretendido. Saber calcular a margem de lucro é fundamental para elaborar estratégias competitivas e monitorar a saúde financeira da empresa. Para isso empreendedores utilizam softwares de gestão e vendas, como o Hiper Gestão, desenvolvido pela Hiper, empresa da Linx que é focada no micro e pequeno varejista. “O empreendedor precisa ter acesso fácil e claro aos dados do seu negócio, quanto custa para vender, quanto ele paga por determinado produto, como é o fluxo do estoque. Assim ele poderá otimizar seus lucros e saber se está indo pelo melhor caminho”, comenta Tiago Vailati, CEO da empresa.

Fonte: IT Mídia

19 de maio de 2019