5 habilidades incríveis que a Inteligência Artificial já possui

Hoje em dia, a IA já pode ler, escrever, ouvir, ver e falar, e ainda falta muito avanço para acontecer

A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Esteja ela na câmera de um smartphone ou na triagem de um aeroporto, fica clara a intenção de explorar cada vez mais seu uso.

É por isso que novos estudos, treinamentos e adaptações são feitas. Não foi logo de cara que a IA se tornou tão proveitosa; já tivemos uma série de relatos da tecnologia aprendendo a ser racista, sexista e até mesmo má. Basicamente porque ela aprende com o humano, antes de desenvolver suas habilidades.

Com o avanço da tecnologia, novos modelos de suporte foram sendo criados e distribuídos. Como o aprendizado de máquina, que garante melhorias constantes à tecnologia.

Mas, agora, você sabe exatamente quais coisas legais a Inteligência Artificial já pode fazer nos dias de hoje? O escritor Bernard Marr listou na Forbes alguns itens que podem ilustrar bem o conceito e suas aplicações.

1. Já pode ler

Existe uma ferramenta chamada SummarizeBot, baseada em IA, que lê por você e economiza seu tempo. Basicamente, ela pega os pontos mais importantes de uma leitura e os destaca.

Isso inclui artigos, notícias, livros, e-mails, documentos legais, arquivos de áudio, imagens e mais. É, basicamente, um resumo automático feito por IA. Ela também pode ser usada no Messenger ou Slack, e conta com tecnologias de processamento de linguagem natural, aprendizado de máquina e blockchain.

2. Pode escrever

A Inteligência Artificial já é capaz de criar leads para jornais. Um romance já foi escrito por IA e até selecionado para um prêmio! Mas, não apenas, ela pode escolher os pontos mais importantes de uma notícia e destacá-los; em outros casos, profissionais de marketing já utilizam ferramentas do tipo para criar posts para mídias sociais.

3. Ela pode ver

A visão de máquina é a capacidade dos computadores “verem” o mundo. A partir disto, podem fazer análises de dados e tomar decisões. Essa habilidade vem sendo explorada em carros autônomos, mas também no reconhecimento facial pensando na segurança pública.

4. Pode ouvir e te entender

Aqui vai um exemplo prático: smartphones do Google possuem a capacidade de ouvir e identificar músicas automaticamente. Mas, não somente isso, assistentes virtuais como Siri, Alexa e Google Assistente reconhecem a voz do usuário e reagem com ações.

Inclusive, há recursos de automação que informam os usuários sobre sua agenda, meteorologia, trânsito e mais.

5. Também podem falar por você

O Google Duplex dá um passo adiante no uso da IA para fala. Em 2018, durante o Google I/O, foi apresentado o projeto foi apresentado. Ele pode literalmente ligar para estabelecimentos para agendar compromissos usando uma linguagem aparentemente confiável e conversacional.

O Duplex pode responder perguntas tendo como base as informações pessoais coletadas do próprio smartphone.

Fonte: IT Fórum 365

12 de novembro de 2019