6 ensinamentos que 2020 está deixando para líderes empresariais

Os desafios gerados pela pandemia de Covid-19 levaram gestores a inovar e encontrar novas, e talvez melhores, alternativas para os negócios

Esse ano desafiou pessoas e organizações como nunca. Mesmo os líderes com um plano de continuidade na gaveta foram pegos de surpresa quando a pandemia se alastrou no mundo. Desde então, a forma de se trabalhar e fazer negócios mudou, conforme a pandemia e suas medidas de segurança eram adotadas, desafiando o poder de resiliência e inovação das empresas.

David Finkel, jornalista e autor de “The Freedom Formula: How to succeed in business without sacrificing your family, health, or life”, escreveu ao portal americano Inc que muitas empresas precisaram se reinventar nesse período, levando-as a inovar.

Muitas delas, privilegiadas, estavam à frente na transformação digital e passaram de forma mais fluida pelo período de adaptação. Enquanto outras, precisaram acelerar ou transformar totalmente seu modelo de negócio.

Independente do nível de maturidade digital da empresa, no entanto, todas elas passaram por desafios digitais em larga escala, a partir de algumas mudanças impulsionadas pela crise e transformadas ao longo dela, como: as necessidades dos clientes; o relacionamento com clientes e parceiros; a gestão, segurança e comunicação com a equipe, por exemplo.

Para Finkel, ainda assim, 2020 deixou seis ensinamentos aos líderes:

1. Como encontrar oportunidades no meio de uma crise

A criatividade dos donos de empresas no último ano foi inspiradora. Vimos nossos clientes de coaching de negócios criarem maneiras criativas de servir sua base de clientes, mantendo todos seguros. Vimos empresas migrarem para modelos 100% remotos, economizando despesas e recursos.

Vimos pessoas do setor de serviços criarem maneiras de oferecer serviços sem contato e expandir para novos mercados. E a lista continua. O ano de 2020 nos forçou a pensar fora da caixa e ser criativos na maneira como atendemos nossa base de clientes.

2. Como trabalhar remotamente (ou fazer melhor)

Dois mil e vinte foi o ano do encontro via Zoom. Longe vão os dias de conversas mais frias. Todos nós nos acostumamos a trabalhar (ainda melhor) em casa.

Aprendemos novas tecnologias, melhoramos ou começamos a implementar software de gerenciamento de projetos e aprendemos como usar fundos virtuais no Zoom para esconder apartamentos e escritórios domésticos bagunçados.

3. Como aumentar a profundidade estratégica em nossas empresas

Este ano foi um alerta para muitos de nós como líderes. Essa pode ter sido a primeira vez que muitas pessoas cogitaram sua posição na empresa e tiveram que considerar como seria se ficassem doentes, ou pior.

Fazemos esse exercício com proprietários de empresas há anos, que chamamos de desafio de “strategic depth” ou “hit by a bus” [“morte estratégica” ou “atingido por um ônibus”]. Este ano ensinou a todos os empresários que o treinamento cruzado de sua equipe para uma emergência não é mais uma opção, mas uma necessidade.

4. Como ajudar sua equipe e pais trabalhadores a encontrar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Esse é outro ponto que veio à tona em 2020. Trabalhar em casa com um cônjuge ou parceiro em casa e alguns filhos pode realmente tornar as coisas muito mais desafiadoras. E, como líderes, tivemos que aprender a ser flexíveis e a compreender os desafios que nossos funcionários enfrentam no dia a dia.

Tivemos que ajustar nossas expectativas, tempo de foco e programação tradicional das 9h às 17h para ajudar todos a encontrar um bom equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

5. Como melhorar nossas margens e esticar nosso orçamento

Quer seja por necessidade ou apenas tentando aproveitar ao máximo os recursos de que você dispõe, muitos proprietários de empresas se concentraram em como melhorar suas margens e esticar seus orçamentos este ano. Todos nós aprendemos como olhar para nossas despesas de perto e decidir o que é estratégico e o que pode ser colocado em espera até 2021.

6. Como se concentrar no que realmente importa

Por último, mas não menos importante, 2020 nos ensinou a nos concentrar no que realmente importa. Relações autênticas com nossos clientes, apoiando os membros de nossa equipe e encontrando tempo e conexão com nossos amigos e entes queridos. Tem sido um ano difícil para muitos de nós, mas sairemos do outro lado mais fortes e melhores.

Ao olhar para o ano passado e tudo o que você superou, pegue essas
lições e aplique-as à sua estratégia para 2021. Mantenha o foco no que é
mais importante para seu negócio e sua equipe e seja criativo com a
maneira como pensa e faz negócios.

 

Fonte: Computerworld

05 de dezembro de 2020