75% dos brasileiros querem ter direito à privacidade de informações na web

Encomendada pelo Facebook, pesquisa do Datafolha também afirma que dois terços dos brasileiros não querem colocar documentos para cadastro em redes

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha por encomenda do Facebook, mostra que 75% dos brasileiros acreditam que as pessoas têm o direito de ter uma conversa online privada sem que suas mensagens sejam rastreadas. Na mesma pergunta, 23% disseram não acreditar que as pessoas têm esse direito, e 2% não souberam responder. 

Na pesquisa, 67% dos entrevistados responderam ser contra a obrigatoriedade de ter que fornecer mais dados pessoais, como documentos de identidade, para criar uma conta em redes sociais. Outros 31% dos entrevistados afirmaram concordar com a obrigação de fornecer mais dados às empresas de Internet, e 2% não souberam responder. 

Ainda no levantamento, 67% dos brasileiros afirmaram ser mais importante a remoção rápida de conteúdos nocivos identificados pelas empresas de Internet, que fornecer aos usuários que postaram esses conteúdos tempo de se defenderem previamente. E, para 28% dos entrevistados, o mais importante é que as pessoas possam se defender antes de qualquer remoção de conteúdo online, e 5% não souberam responder. 

A pesquisa acontece em um momento no qual o Projeto de Lei 2630/2020, em tramitação no Senado, propõe tornar obrigatório que aplicativos de mensagens, na prática, monitorem as mensagens de todos os usuários e guardem por 3 meses registros de mensagens encaminhadas, incluindo as informações de contato dos usuários, data e horário de encaminhamento, e o total de pessoas que recebeu a mensagem. 

Como registrado anteriormente, o PL foi aprovado pela Câmara dos Deputados na noite desta terça (30) e agora segue para avaliação do Senado. 

 

Fonte: Computerworld

01 de julho de 2020