A transformação de carreiras pode modificar o modelo de negócios da empresa

Mudar a cultura organizacional é a chave para uma transformação digital eficiente – empresas como o Garage Criativa implementam a abordagem em empresas de vários segmentos

A transformação digital de uma empresa é acompanhada por diversas mudanças, seja nas tecnologias adotadas, no modelo de negócios ou nos fluxos de trabalho. Para que o processo seja concluído de maneira eficiente, é preciso entender o contexto no qual os profissionais estão inseridos para que não haja uma quebra brusca na rotina, o que pode afetar na produtividade da organização, gerando o efeito reverso do esperado.

O segredo para uma transformação digital bem sucedida está na capacidade de construir uma mentalidade que apoie a inovação, afinal, com a mudança do modelo de negócios e a adoção de novos procedimentos tecnológicos, é imprescindível que a cultura organizacional também se transforme.

Nem todos os profissionais têm a mesma facilidade de adaptação aos novos ambientes. Portanto, mais do que considerar a transformação digital em termos de grupo, é importante pensá-la quanto às necessidades individuais de cada integrante da equipe. Quando os funcionários sentem que suas necessidades estão sendo consideradas, tornam-se mais receptivos a uma mudança global.

Empresas como o Garage Criativa, um laboratório de inovação que ajuda instituições de diferentes segmentos em suas jornadas de transformação digital, já implementaram essa abordagem em empresas de diversos portes, como a Askme, agência de Live Marketing e incentivo, e a construtora BRZ Empreendimentos.

Para Rodolpho Borges de Carvalho, CEO da Askme, “O nosso desafio central era a implementação de um fluxo de entregas ágil para o dia-a-dia. Já havíamos mudado o modelo de negócio de uma agência de publicidade para uma empresa de tecnologia, mas a finalização desse processo só foi possível com o modelo de funcionamento que o Garage nos ajudou a implementar.”

Já segundo Caroline Maillo Campos, coordenadora de marketing da BRZ, “Estávamos em busca de realizar uma transformação digital na BRZ porque queríamos antecipar nossas ações para estarmos prontos para o novo mercado que irá surgir nos próximos anos no setor de construção civil, ainda pouco explorado em relação inovações tecnológicas.”

Com o auxílio do Garage Criativa, a Askme conquistou entregas mais eficientes, controle de curto, médio e longo prazo sobre os projetos de tecnologia, uma redução drástica entre tempo de resposta e de entrega final ao cliente, além de um time envolvido com a solução desenhada para o futuro da empresa. Com a BRZ Empreendimentos, não foi diferente. A organização conseguiu mapear gaps com base em técnicas e modelos de design de serviços e melhorar toda a experiência durante a aquisição de seu novo negócio.

“Tive muitos aprendizados durante a transformação. O primeiro e mais importante é que pessoas são o centro de tudo. Quanto mais tecnológicos ficamos, mais precisamos transformar as equipes. Esse processo só acontece se a liderança estiver realmente disposta e abrir mão de determinadas coisas (e até clientes). Nós fomos a primeira agência da economia tradicional a pivotar o modelo por completo para a nova economia. Dois anos depois, continuamos nesse longo processo. Revisões e ajustes devem ser frequentes e estarem na pauta de todos.” diz Rodolpho Borges de Carvalho.

Para Caroline Campos, “Um dos principais aprendizados que tivemos foi que temos muitos pontos a melhorar e que o uso da tecnologia será uma receita de sucesso para sustentar o crescimento exponencial da empresa durante os próximos anos.”

Fonte: InforChannel 

19 de agosto de 2019