Ataques cibernéticos atingiram 60% das empresas em três anos

Estudo da Bitdefenderrevelou que 57% das empresas registraram algum tipo de ataque a seus sistemas cibernéticos entre 2017 e 2019

Um estudo global conduzido pela empresa de segurança Bitdefender, representada no Brasil pela Securisoft, com mais de 6.000 profissionais de segurança, revelou que 57% das empresas registraram algum tipo de ataque a seus sistemas cibernéticos entre 2017 e 2019.

Denominado “Bitdefender Hacked Off!”, o levantamento revela ainda que parte expressiva das empresas que afirmam não ter detectado nenhum ataque também não está tão segura. Nada menos de 36% delas admitem que podem ter sido (e ainda continuarem sendo) vítimas de ataque sem que tenham realizado a detecção.

De acordo com Eduardo D´Antona, diretor da Securisoft e country Partner da Bitdefender, “com a sofisticação crescente dos ataques, muitas empresas são demasiado lentas em detectar uma violação e esta demora é uma vantagem crucial para os hackers”.

Pelos dados do Hacked Off!, 78% das empresas consideram a rapidez da reação como diferencial estratégico de segurança. No entanto, apenas um terço das empresas (34%) se dizem aptas a identificar ataques num prazo de até 24 horas. Outras 28% levam até sete dias, 16% podem levar até um mês, 9% podem demorar até seis meses, 3% até um ano e 1% pode levar mais de um ano para descobrir o ataque.

Quanto aos tipos de violação perpetrados no período, a maioria (36%) aponta o phishing como a tática mais empregada, sendo seguido pelos Trojans (29%) e Ransomware (28%). Além disso, 24% das empresas acusam ter sofrido ataques de DDoS, 22% em redes sociais e 20% apontam ataques por múltiplos vetores (APTs).

Fonte: IPNews

19 de novembro de 2019