Audy recebe Ordem do Mérito Científico

Jorge Audy, superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUC-RS, foi nomeado para a Ordem Nacional do Mérito Científico, a maior honraria da área de ciência do Brasil.

A ordem foi instituída em 1993 e é concedida por uma comissão técnica formada por membros  Academia Brasileira da Ciência, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O título foi anunciado durante reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), realizada em Brasília, no dia 1 de agosto. A cerimônia oficial será realizada em outubro.

Audy está no cargo atual na PUC-RS desde dezembro de 2016, mas tem uma história de realizações dentro da universidade gaúcha e fora dela.

À frente da pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento, Audy foi um dos principais articuladores do Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS criado no começo dos anos 2000 e hoje tido como uma referência nacional na área.

Audy também é coordenador da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 do Ministério de Educação e é membro dos Conselhos Deliberativos Nacionais da Embrapii e do Sebrae e membro dos Conselhos Superiores de CT&I do RS e da Anprotec.

Nos últimos meses, Audy tem sido um dos principais articuladores da Aliança para Inovação, movimento lançado por UFRGS, PUC-RS e Unisinos para fomentar o ecossistema inovador de Porto Alegre.

Além das universidades, a Aliança envolverá players no ecossistema de inovação como aceleradoras, entidades empresariais de TI e outras instituições que devem estar representados na mesa a ser formada.

Também são stakeholders importantes um grupo de empresários de Porto Alegre cujos nomes ainda não foram revelados.

Eles estão bancando a contratação de Josep Piqué, presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação e consultor contratado pelas universidades para ser o ponto focal do movimento.

É sem dúvida a articulação mais complicada já posta em prática na área de tecnologia no Rio Grande do Sul e com certeza um dos planos mais ambiciosos o tipo no país.

Fonte: Baguete

10 de agosto de 2018