Banco Central abre licitação para suporte de TIC ao pagamento instantâneo

O Banco Central lançou um edital para contratar as equipes que
darão sustentação técnica de TI ao arranjo de pagamentos instantâneos, apelidado de PIX, que tem previsão para começar a partir de novembro deste
2020.

O pregão eletrônico, marcado para 28/7, consiste em item único que inclui um gerente de TI e três equipes, que vão atuar nas dependências onde o BC possui datacenter – dois em Brasília, com um terceiro nos planos.

Como explica o edital, o ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro será formado pelo arranjo aberto instituído pelo BC, pelos prestadores de serviços de pagamento participantes do arranjo, pela Interface de Comunicação (ICOM), pelo Diretório de Identificação de Contas Transacionais (DICT), pelo Monitoramento e pelo Sistema Pagamentos Instantâneos (SPI), que fará a liquidação das transações realizadas entre diferentes instituições participantes.

ICOM, DICT, Monitoramento e SPI formam a infraestrutura centralizada e única de operação do ecossistema de pagamentos instantâneos brasileiro, que será desenvolvida, operada e gerida pelo BC e que funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias do ano.

A contratação em aberto considera toda a infraestrutura tecnológica e os sistemas necessários para processamento de transações. Assim, o serviço de sustentação pretendido “abrange as atividades técnicas necessárias ao suporte, manutenção, atualização, desenvolvimento, implantação, operação e execução contínua do ambiente tecnológico do Arranjo do Sistema de Pagamentos Instantâneos”.

Para tanto, o edital prevê a distribuição da equipe a ser contratada em três ‘times’, com algumas diferenças nas atribuições e na disponibilididade – por exemplo, de 9h às 19h ou 24×7. Também há uma tabela (veja abaixo) de 11 funções e as respectivas remunerações máximas para cada uma delas. A cada uma corresponde um perfil profissional, com qualificações exigidas expressamente.

Assim, o cargo de gerente de operação requer 10 anos de experiência em TIC sendo no mínimo 2 anos como desenvolvedor de sistemas ou administrador de infraestrutura de TIC e 2 anos como gerente de equipe, em empresa de grande porte e ambiente de alta disponibilidade. Já o cargo mais ‘junior’, suporte e atendimento, exige quatro anos de experiência como analista.
Para fazer a remuneração, o BC criou uma ‘Unidade Banco Central de Serviços’, que é basicamente o valor por homem-hora no perfil mais barato.

O edital prevê o pagamento de até 480 mil UBCS durante 24 meses, com estimativa de consumo inicial de 159.405 UBCS anuais, “na forma de serviços continuados, pagos pelo resultado obtido e aderentes às especificações das Ordens de Serviço”.

No quadro a seguir, os perfis e valores máximos previstos no edital do BC:

 

 

Fonte: Convergência Digital

01 de julho de 2020