BNDES destinará R$ 4 bi a fundos de crédito para pequenas empresas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) destinará R$ 4 bilhões a gestoras de recursos focadas no financiamento de micro, pequenas e médias empresas. Os fundos serão selecionados através de chamada pública, que receberá propostas até o dia 3 de junho.

Segundo o BNDES, a medida visa ampliar o acesso crédito para os pequenos negócios e garantir que os recursos disponibilizados pelo banco de fomento estatal chegue a mais empresas e empreendedores individuais.

As pequenas empresas estão entre as mais atingidas pela desaceleração em razão da pandemia de coronavírus e diversos empresários e entidades setoriais tem afirmado que as medidas de expansão do crédito anunciadas pelo governo não têm chegado até a ponta.

O BNDES informou que investirá em até 10 fundos de crédito privado, estruturados como Fundos de Investimento em Direitos Creditórios ou Fundos de Investimento em Cotas de Fundos de Investimento em Direitos Creditórios.

Comumente financiados por investidores institucionais, esses fundos buscam fornecer uma alternativa aos empréstimos bancários para empresas pequenas demais para se financiar por meio de emissão de dívida ou oferta de ações, destaca a Reuters.

O banco disse que também pode considerar investir em fundos semelhantes criados por empresas maiores, com o objetivo de fornecer liquidez a seus clientes.