Brasil lança em Davos centro de pesquisa para Indústria 4.0

O Brasil lançou nesta quarta-feira, 22, em Davos, o primeiro centro de estudos e pesquisa voltado para a Indústria 4.0 afiliado ao Fórum Econômico Mundial (FEM). O lançamento aconteceu durante a reunião anual do FEM, que acontece na cidade suíça desde do dia 21.

O C4IR Brasil (nome do centro) está previsto para entrar em operação ainda no primeiro semestre deste ano e é fruto de uma parceria público-privada entre o Ministério da Economia, o governo do estado de São Paulo (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), o Fórum Econômico Mundial e empresas de atuação global. O centro tem a proposta de estimular a adoção de novas tecnologias e melhorar a posição do Brasil nas cadeias produtivas globais de valor, ampliando a competitividade e a produtividade das empresas brasileiras.

O centro pretende estimular a adoção da Internet das Coisas e o uso de inteligência artificial na indústria brasileira. A partir dos estudos elaborados pelo C4IR Brasil, será possível observar os principais desafios econômicos e sociais para a disseminação desses instrumentos, propondo soluções. Vale lembrar que a Indústria 4.0 é um dos pilares do Plano Nacional de IoT do governo brasileiro.

A cerimônia em Davos contou com a presença do secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, dentre outras autoridades brasileiras.

Fonte: Teletime.com.br

22 de janeiro de 2020