Brasil registra 1,7 mil novas vagas de TI em fevereiro

O Brasil registrou 1,7 mil novas vagas na área de TI no último mês de fevereiro, de acordo com informações do projeto Insights Report: Panorama do Setor de Tecnologia da Informação e Comunicação 2019, que publica boletins mensais sobre o mercado de TIC nacional.

No total, foram aproximadamente 14.900 admissões e 13.100 demissões registradas entre os profissionais do segmento no país em fevereiro de 2019, aponta o estudo realizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro – PR) juntamente com o Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Além disso, a pesquisa em questão também aponta que o Paraná é o quarto estado do Brasil com maior taxa de crescimento de vagas de emprego no ramo de TI e o segundo no ranking nacional em produção e registro de inovações tecnológicas.

Já na área de TI, em fevereiro de 2019, ocorreram no Paraná 902 admissões contra 835 demissões, tendo saldo positivo de 67 novas vagas. Nesse caso, a capital Curitiba foi o município com maior saldo positivo no estado, apresentando 57 novas vagas. Em seguida vem Pato Branco, com 16 vagas, e Maringá com 9 vagas.

“Em 2018 realizamos um projeto piloto de divulgação de análises produzidas pelos estudiosos do setor de TIC e, devido ao seu sucesso, passaremos a publicar periodicamente dados no intuito de embasar atividades que desenvolvam o setor e seus profissionais, impulsionando planos de capacitação e fomento para as empresas em nosso Estado”, afirma o diretor presidente da Assespro – PR, Adriano Krzyuy.

De acordo com a associação, o termo área de TI citado acima diz respeito aos cargos de diretores de serviço de informática; gerentes de tecnologia da informação; engenheiros em computação; especialistas em informática; analistas de sistemas ocupacionais; professores de matemática, estatística e informática do ensino superior; técnicos em programação; e técnicos em operação e monitoração de computadores.

Fonte: CIO from IDG

12 de abril de 2019