Brasil soma 70 mil empresas voltadas para desenvolvimento e manutenção de software

Dados do Empresômetro, estudo feito pela companhia de mesmo nome especializada em inteligência de mercado sobre o mercado nacional, revelam que cerca de 70.400 empresas atuam diretamente na área de desenvolvimento e manutenção de programas de computador e aplicativos.

“Esses números se mostram ainda mais expressivos quando analisamos ano a ano a criação de empresas nesse segmento. Em 2014, por exemplo, abriram 3.670 empresas, já em 2019, até agora, são 6.379 aberturas, ou seja, um aumento de quase 100%”, afirma o CEO do Empresômetro, Otávio Amaral.

Quando o assunto é o porte desses desenvolvedores, 67.748, ou seja, a maioria, é formada por pequenas empresas, o que revela um investimento em capacitação pessoal para o desenvolvimento de serviços complexos, como a criação de aplicativos. O levantamento mostra ainda que São Paulo lidera o mercado com 36.220 empresas de desenvolvimento e manutenção de software, em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com 5.287 e em terceiro, o Paraná, com 5.229.

“Isso revela que São Paulo continua sendo o polo de diversos negócios, mas o Paraná não fica muito atrás. Conseguimos concentrar diversas atividades, como a agrícola, em que somos muito expressivos, inclusive internacionalmente, o vestuário, e também a tecnologia. Sinal de que há investimento e um mercado pujante em tecnologia”, detalha Amaral. A Empresômetro é uma empresa com sede em Curitiba, no Paraná.

Fonte: Convergência Digital

07 de outubro de 2019