Business agility será o mantra das empresas pós-pandemia, defende Robert Janssen em webinar da Assespro-RS

VP de relações internacionais da Federação Assespro e CEO da OBr.global, o brasileiro-norte-americano Robert Janssen falou sobre o tema Reboot da humanidade: como será a nossa realidade pós pandemia? em webinar promovido pela Assespro-RS na manhã desta terça-feira (12).

Jansen destacou que a pandemia vai acelerar tecnologias e modelos até então tênues, como a inteligência artificial, a automação em massa, a orientação a dados, a velocidade da mudança e o business agility. Este último, por sinal, será o mantra das organizações de agora em diante. 

“O business agility é a capacidade de responder rápida e flexivelmente às mudanças de mercado”, explicou.

O conceito é construído sobre dois fundamentos: atitude centrada em produto com foco no cliente (e assim atender um problema que o mercado precisa resolver) e mudança cultural. Entre as diretrizes que as empresas devem seguir nesse contexto estão a criação de novos modelos de negócio, novas fontes de receita e novos produtos, turbinando a inserção de tecnologia no core da empresa.

“Para alcançar o business agility, é preciso uma cultura que valorize as pessoas e suas diferenças, entendendo que a mudança constante é o único absoluto, privilegiando o colaborativo e entendendo que velocidade de resposta é vital”, disse.

Janssen sustentou ainda que o colaborativo será o principal atributo causado pelo coronavírus e que a TI deve se posicionar como consultor, isto é, transformar a TI no braço consultivo para empoderamento digital dos colaboradores. 

Por fim, o executivo, que possui mais de 30 anos de atuação no desenvolvimento de negócios internacionais, concluiu enfatizando as particularidades da cultura dos empreendedores brasileiros, marcada por flexibilidade, criatividade, comprometimento, entre outros, gerando assim uma vantagem competitiva significativa em todo o mundo. 

“O Brasil, por causa da sua cultura, está extremamente preparado para este novo momento que estamos vivendo, e isso começa com a atitude de cada um de se perceber como um elo de uma cadeia, que precisa ter responsabilidade de fazer com que os outros elos estejam todos em sintonia”, afirmou. 

Fonte: Vicente Medeiros

12 de maio de 2020