Cesmar e Tecnopuc lançam curso para jovens em situação de vulnerabilidade social

O Centro Social Marista (Cesmar), em parceria com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), lançou o curso Full Stack Social (“pilha cheia” em inglês). A expressão se refere à área da tecnologia de informação (TI) atribuída à formação de profissionais com habilidades para atuar no processo de desenvolvimento de uma aplicação web.

O curso, que é vinculado ao programa Jovem Aprendiz, é destinado a jovens de 16 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social e que moram em regiões próximas à PUCRS,  a pré-inscrição deve ser realizada pelo formulário eletrônico até o final de fevereiro. 

As aulas, que iniciam no dia 16 de março, serão ministradas no Tecnopuc. “O Tecnopuc, através do Centro de Inovação e do Hub Social, vai prover apoio na execução do curso, promovendo contato com empresas parceiras em potencial, local no Parque para as reuniões das equipes e para a condução do treinamento e discussão do plano de ensino”, explica Michael Mora, coordenador do Centro de Inovação da PUCRS.

O coordenador ainda destaca as expectativas em relação à participação dos jovens no Programa. “Os estudantes ingressam como Jovens Aprendizes, já apoiados por alguma empresa parceira. Assim, se espera que ao final do programa todos estejam capacitados e já iniciando suas carreiras na áreas”, conta. 

Márcia Broc, responsável pela gestão do projeto pelo Cesmar, relembra dos jovens que já passaram pelos cursos do Centro e conta como surgiu a ideia do Full Stack. “Ofertamos, por mais de cinco anos, o curso de Programação de Software. Formamos mais de 100 jovens nesse curso, muitos deles estão trabalhando e ganhando a vida nessa área, com aquilo que aprenderam conosco. A última turma que formamos foi em setembro de 2020. Nós paramos para reformular o curso e foi aí que nasceu a ideia de fazermos um curso de desenvolvimento web, mais focado nos produtos digitais”, conta. 

Segundo Márcia, Porto Alegre ainda mantém boas oportunidades na área de TI. Para ela,  promover um curso de desenvolvimento web para jovens em situações de vulnerabilidade é uma ação promissora. “Hoje, em Porto Alegre, nós temos, pelo menos, 170 vagas nessa área em aberto. As empresas de desenvolvimento de sistemas têm muita dificuldade para encontrar profissionais, justamente pela carência que se tem de pessoas formadas. Motivados por esse contexto, por essa missão de incluir jovens no mundo do trabalho, nós resolvemos lançar esse curso. Queremos alianças e parceiros que estejam interessados em desenvolver seu papel social”, comenta.  

Assim como ela, Ana Lúcia Maciel, líder na área de impacto social do Tecnopuc, também destaca o valor de promover cursos nesta área. Além disso, Ana comenta a importância do Projeto para as empresas envolvidas.

“Serão geradas oportunidades para que as organizações possam contribuir com o desenvolvimento dessa iniciativa que favorecerá a diversidade dos ambientes corporativos, o investimento social privado e o compartilhamento das expertises organizacionais em prol do desenvolvimento humano e social. Em tempos tão desafiantes, as oportunidades na área da tecnologia vêm se mostrando promissoras e, a partir de capacitações como esta, evidenciam que podem contribuir para desenvolver, incluir e impactar positivamente,  pessoas e comunidades”.

O curso, que tem previsão de 14 meses, está ofertando 30 vagas. Os alunos serão divididos em duas turmas nos turnos da manhã e tarde. Pela manhã, as aulas acontecerão das 8h às 12h e, pela tarde, das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. Aqueles que ingressarem no Programa, caso estejam estudando,  deverão fazer o curso no turno inverso às aulas da escola.

 O jovem terá a carteira assinada por alguma empresa parceira desde o primeiro dia, além de receber todos os benefícios como trabalhador com vínculo especial de trabalho.

O jovem que deseja participar deve:

  • Ter entre 16 e 22 anos 
  • Estar estudando ou ter o ensino médio concluído
  • Morar próximo a PUCRS
  • Ter carteira de trabalho
  • Estar dispensado do serviço militar 

As empresas que têm interesse em participar do Projeto como parceiras devem enviar e-mail para polo.cesmar@maristas.org.br. 

 

Fonte: Tecnopuc

Foto: Pexels

09 de fevereiro de 2021