CIGAM apresenta case de onboarding digital no encontro do RHTI

A equipe de RH da CIGAM, que atua no mercado de software de gestão empresarial desde 1986, foi a convidada do encontro de março do Grupo RHTI da Assespro-RS para compartilhar o case onboarding digital, conduzido pelas profissionais Raquel Engeroff, Andréia Nogueira e Janice Steffen e com mediação da coordenadora do RHTI, Thaís Garziera.

Andréia explicou que existe um cronograma montado de forma personalizada para a inserção de cada novo colaborador no mundo CIGAM e que uma das preocupações iniciais é transmitir o sentimento de que ele é muito bem-vindo ao time.

 Um dos eixos principais dessa integração é o processo de capacitação do novo profissional. Para isso, a empresa criou a UCC (Universidade Corporativa CIGAM), com trilhas de conhecimento e etapas de formação básica para se aprender sobre todas as áreas da empresa. 

Desde a primeira semana de trabalho já ocorrem as integrações práticas e são previstos de 30 a 60 dias de estudo. Atualmente, as turmas estão ocorrendo de forma remota, com 40 horas de conteúdo e treinamentos de processos na área em que o novo profissional vai atuar. 

Outra vertente que foi atualizada por conta da pandemia foi o processo de treinamento institucional, antes realizado presencialmente e com um caráter mais formal, hoje se tornou uma etapa descontraída da integração, realizada de forma on-line e mais leve, buscando ser muito mais um processo de trocas. 

As gestoras também apresentaram o Programa de Apadrinhamento, em que um profissional da empresa assumirá o papel de auxiliar o gerente, o coordenador e o RH no cuidado, educação/aprendizado e integração do novo colega, facilitando seu processo de inserção na organização através de um apoio personalizado.

O período de integração e acompanhamento dos novos profissionais se estende até o final dos 90 dias do contrato de experiência. 

“Aqui na CIGAM o processo não se encerra ao final dos 90 dias e não tem data para acabar. Pode ser um processo mais longo, mais rápido. Temos pessoas que rapidamente já estão entregando resultados, interagindo com equipes, mas existem pessoas que têm outro tempo e precisamos respeitar e dar as condições para que elas se desenvolvam”, observou Raquel. 

Sobre o Grupo RHTI

Criado há cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

 

Fonte: Vicente Medeiros

17 de março de 2021