Com contratos inteligentes, empresas terão aumento na qualidade dos dados

Qualidade dos dados será determinante para acelerar a inovação comercial e garantir o cumprimento dos requisitos regulatórios, diz Gartner

Empresas que utilizam contratos inteligentes de blockchain aumentarão a qualidade geral dos dados em 50% até 2023, prevê o Gartner. Por outro lado, a consultoria também estima que a disponibilidade de dados seja reduzida em 30% durante o mesmo período.

Um contrato inteligente é um programa ou protocolo que geralmente é executado em blockchain que facilita, verifica ou executa processos de negócios acionados por eventos, transações na cadeia ou interações com outros contratos inteligentes. Segundo o Gartner, a adoção da solução aprimora a transparência, a velocidade e a tomada de decisão, já que a sua verificação contínua torna os dados mais precisos e confiáveis.

Embora as previsões indiquem a redução da disponibilidade de dados, o levantamento estima que a mudança criará ROI de dados e análises positivos. Segundo o relatório, a qualidade dos dados será determinante para acelerar a inovação comercial e garantir o cumprimento dos requisitos regulatórios para reduzir os riscos operacionais e aumentar a eficiência.

De fato, o blockchain e a tecnologia de contrato inteligente ainda são imaturas, mas a implantação pelos líderes de Data Analytics continua superando os líderes de TI, impactando positivamente o valor dos dados e a tomada de decisão analítica.

Nesse cenário, os analistas do Gartner sugerem que os líderes de Data Analytics testem os contratos inteligentes de blockchain e comecem a implantar a solução para automatizar processos simples, como a distribuição de dados não confidenciais.

Fonte: Computerworld

04 de fevereiro de 2020