Como a tecnologia pode auxiliar o RH e melhorar a performance do seu time?

Os setores de RH, de diferentes empresas e segmentos, têm passado por importantes transformações. Hoje, podemos ver soluções integradas ao dia a dia desses profissionais para auxiliar no aumento da produtividade dos colaboradores. Além disso, já existe uma necessidade de as pessoas estarem mais antenadas às novas práticas e ferramentas disponíveis para gestão de pessoas.

Nesse novo cenário, um grande desafio é mapear as informações da análise de desempenho, que apesar de ser relativamente simples de coletar, muitos profissionais não sabem como fazer. Há algum tempo, o setor de recursos humanos ganhou um aliado estratégico, o People Analytics e, por meio dessa tecnologia, é possível coletar e analisar o comportamento dos colaborados, além de auxiliar no recrutamento de profissionais mais talentosos.

Neste caso, o People Analytics ajuda os gestores terem um panorama sobre os perfis comportamentais da equipe e, a partir desses dados, identificar diversos problemas, como por exemplo, a dificuldade de retenção de talentos e a queda da satisfação dos colaboradores internos. É intuitivo pensar que, se analisamos tudo o que influencia no desempenho dos colaboradores, conseguimos saber o que é determinante para que eles tenham resultados e para que possamos investir em mudanças. Outro ponto importante é listar quais são os fatores chaves para ser um funcionário de alta performance.

Entender que o People Analytics é um braço tecnológico essencial dentro da gestão de pessoas, ajuda identificar padrões e os perfis que mais se adequam aos objetivos de cada setor. Imagine, por exemplo, que a sua empresa tenha uma equipe de vendas com alguns profissionais de destaque e outros que têm dificuldades em fechar negócios. Usando a gestão comportamental e os dados de People Analytics, é possível identificar e provar aos gestores da área quais comportamentos e competências interferem diretamente no sucesso de vendas. Por meio dessas informações, tenho certeza que você vai conseguir desenvolver treinamentos mais adequados ao perfil da equipe, com o objetivo de melhorar a performance do grupo como um todo!

Com isso, também é possível traçar um perfil para buscar colaboradores nos próximos recrutamentos. Mas, para que esse processo seja efetivo, é essencial conhecer bem o trabalho e a rotina desse candidato, avaliar o histórico profissional dele em outras empresas, traçar o perfil de trabalho e ter o perfil do líder desse colaborador e sua forma de gestão. Além disso, entender quais são as métricas do setor e como os resultados são medidos, também traz insumos para uma tomada de decisão mais assertiva.

Por fim, acredito que os pontos que mencionamos acima podem trazer dados que, se forem bem analisados e aplicados, irão proporcionar resultados mais qualificados para sua empresa. Pense nisso!

Fonte: Administradores

04 de fevereiro de 2019