Como o investimento da SAP pode impactar na ciência e tecnologia do RS

Conhecido pela tradição no agronegócio, o Rio Grande do Sul ganha fôlego no setor de ciência e tecnologia com o investimento de R$ 120 milhões da SAP em São Leopoldo e criação de 700 novos vagas. Os reflexos na economia gaúcha e, mais especificamente, no Vale do Sinos podem ser muito maiores do que o valor investido na obra, avalia Augusto Bueno, um dos diretores da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Estado (Assespro-RS):

A Unisinos e outras universidades podem abrir mais vagas em cursos de tecnologia. Outros pequenos negócios locais podem ser abertos ou se desenvolver, como hotéis e restaurantes, para atender à demanda de funcionários e gente de fora que venha para cá. São apenas exemplos pontuais de resultados indiretos que podem ter até um impacto maior do que o próprio prédio novo.

Para o reitor da Unisinos, padre Marcelo de Aquino, a diversificação da economia, principalmente na área de tecnologia, vai colaborar para a superação da crise:

 Não serão produzidos sabonetes ou grãos, mas produtos manufaturados com alto valor agregado de ciência e tecnologia. Somado à criação de postos de trabalho, estaremos gerando e distribuindo riqueza — diz Aquino.

Especialista em tecnologia da informação (TI) e profissional da porto-alegrense InfraTI, Bueno avalia que a demanda de mão de obra gerada pela SAP pode refletir de duas maneiras em outros empreendimentos:

A ampliação de uma multinacional eleva a nossa régua, fazendo com que empresas locais busquem se tornar mais competitivas. Além disso, pessoas que trabalham lá (na SAP) eventualmente podem retornar ao mercado e sairão de lá mais experientes, podendo agregar a outros negócios ou até abrir novas startups.

Quanto ao perfil de funcionários que deverá ser demandado pela multinacional alemã, os dois especialistas concordam que a maioria deverá vir da área de TI, como engenheiros e cientistas da computação, formados em sistemas de informação, mas que outras especialidades poderão ter espaço  por exemplo, designers e jornalistas com conhecimento em experiência do usuário, profissionais de atendimento, suporte e tradução, entre outros.

Uma capacidade, entretanto, deverá ser fundamental para todos eles: fluência em inglês, pois toda a comunicação interna se dá nesse idioma. Além disso, o reitor aponta alguns diferenciais:

 Ter preocupação socioambiental, ser flexível e ter vontade de evoluir é fundamental para entrar e avançar numa empresa como essa, que está muito a frente em muitos quesitos do que nós.

O investimento
  • A SAP anunciou que aplicará R$ 120 milhões na construção de um novo prédio no Parque Tecnológico de São Leopoldo (Tecnosinos), na Unisinos, onde a empresa já atua desde 2006.
  • A obra está prevista para iniciar ainda em 2018, entre novembro e dezembro, e deve durar cerca de 18 meses. Essa é a terceira expansão da multinacional alemã desde a inauguração da sede no Estado.
  • Com capacidade para 700 novos funcionários, o novo local terá 7,5 mil m² de área útil, crescimento de 45% no espaço que a empresa tem hoje.

Fonte: Gaúcha ZH 

08 de agosto de 2018