Consumidor pós-pandemia será mais exigente, avaliam diretores da Arezzo&Co e Infoar

O diretor de TI da Arezzo&Co, Rodrigo Ribeiro, e o executivo de TI do Grupo Infoar, Pedro Martini, foram os convidados do webinar promovido pela Assespro-RS na manhã desta quarta-feira (6) sobre o tema “O varejo no momento do isolamento social”.

Ambos os executivos concordaram que, passada a pandemia, o consumidor estará mais exigente com sua experiência de compra. Isso porque o isolamento levou boa parte das pessoas que não tinham o hábito de comprar pelos canais digitais a experimentar o e-commerce. 

“As lojas terão que se reinventar e ter um diferencial, pois o consumidor estará mais informado”, defendeu Ribeiro. 

“A meu ver, esses consumidores serão mais exigentes por serviços agregados, como frete e experiência de compra”, avaliou Martini. “Eles já estão intolerantes com a falha do contrato firmado. Se digo que entrego em cinco dias, tenho que cumprir, por exemplo”. 

No caso da Arezzo&Co, Ribeiro comentou que a pandemia fez acelerar o uso de tecnologias dentro da empresa que já haviam sido desenvolvidas, mas que não tinham engajamento. “Fomos forçados a usar a tecnologia, revisar a arquitetura de TI, fazer a integração de canais e fazer uso de aplicativos como um que permite vender o estoque de forma remota, que passou a ter grande adesão por vendedores em todo o Brasil”. 

Já na Infoar, que desde 2008 atua com e-commerce, Martini destacou que as vendas cresceram consistentemente, mas que também triplicou o número de tentativas de fraudes em certas categorias. “Muitas empresas que são jovens no e-commerce tentaram aproveitar o momento, mas sem o cuidado com a tecnologia implementada”, disse.

Por fim, Ribeiro comentou algumas ações realizadas pela Arezzo&Co que buscaram gerar aproximação e alcançar uma boa reputação junto aos consumidores. Entre elas, destacou uma campanha de doação de sapatos para profissionais da saúde e outra que tornou cada colaborador da empresa um vendedor, que poderia direcionar suas comissões para o fundo criado para ajudar os vendedores que tiveram suas lojas fechadas pelo País.

 

Fonte: Vicente Medeiros

06 de maio de 2020