Coronavírus terá impacto na cadeia de tecnologia na América Latina, diz IDC

A epidemia do coronavírus na China terá impacto negativo para a cadeia de tecnologia na América Latina, disse Pietro Delai, gerente de pesquisa da IDC. “Estamos fazendo a análise com o time global, mas a primeira sinalização é de que o impacto não será positivo para a economia da América Latina.

A região afetada da China é responsável por 25% das exportações de smartphones no mundo e isso pode afetar a cadeia de suprimentos”, acrescentou Delai. Um possível impacto na região seria para a Argentina e o Chile, que são fornecedores de lítio dos chineses. O gerente de pesquisas da IDC observou que trocar suprimentos da China pelos de países como Índia e Vietnã também não é algo simples.

Segundo Reinaldo Sakis, gerente de pesquisa da IDC, alta no custo da matéria-prima pode acarretar em aumento nos preços dos smartphones. “Varejo e indústria estão com margens apertadas, logo, se o custo aumentar, será repassado”. Ele ressaltou também que a indústria praticamente não trabalham com estoque de matéria-prima. “A quantidade é bem apertada.” A empresa de pesquisa divulgou na quarta-feira as previsões para o Brasil neste ano.

A expectativa é que o mercado de tecnologia da informação (TI) e telecomunicações tenha crescimento de 4,9% este ano, segundo a empresa de pesquisa IDC. O maior avanço é esperado para a área de TI, de 5,8%, sendo impulsionado por serviços hospedados na nuvem e do mercado de software.

Fonte: Valor Econômico

05 de fevereiro de 2020