Corporações aportam 30% dos orçamentos de TI no home office

O investimento global em Tecnologia da Informação em 2020 fica estagnado por conta da pandemia do Coronavírus, projeta estudo feito pela norte-americana Enterprise Technology Research (ETR).

O levantamento – que ouviu 1300 executivos entre diretores de TI e de outros áreas de alto escalão – mostra que as empresas planejam reduzir o investimento em TI em torno de 4,1%.

O crescimento previsto para o ano ficava entre 3,7% a 4,1%. Se a queda se comprovar, 2020 teria um desempenho semelhante a 2019. As organizações, aponta a ETR, impactadas pela pandemia foram obrigadas a acelerar os investimentos para permitir que seus funcionários trabalhem remotamente diante das quarentenas decretadas ao redor do mundo. “Podemos dizer que o declínio em TI não será tão acentuado como muitos pensaram inicialmente”, pontua Sagar Kadakia, diretor de Pesquisa da ETR.

O relatório constata que muitas corporações aportaram até 30% dos seus orçamentos voltados para TI no ano para melhorarem suas infraestruturas de trabalho remoto para atender a necessidade de colocar seus funcionários em home office.

Outro ponto relevante do estudo: cerca de 21% das empresas na consultadas na pesquisa indicaram que vão aumentar investimento especificamente por conta do vírus. As empresas que trabalham com saúde, educação e finanças figuram entre as que tiveram de ampliar os gastos com TI, mas esbarraram na falta de dispositivos, especialmente, dos notebooks e tablets para disponibilizar aos seus funcionários, por conta da paralisação da produção de componentes e produtos na China nos dois primeiros meses do ano.

 

Fonte: Convergência Digital

01 de abril de 2020