Cresce demanda por profissionais especializados em transformação digital

Não é novidade que vivemos em uma era digital. Segundo o IBGE, 116 milhões dos brasileiros estão conectados à internet. Essa realidade provoca a mudança de comportamento dos consumidores e, consequentemente, das empresas. Daí surge necessidade muito latente no mundo corporativo: a transformação digital.

Como reflexo disso, nos últimos três anos cresceu significativamente a demanda por profissionais aptos a participar desta transformação. De acordo com levantamento realizado pela Hays, líder mundial em recrutamento, de 2015 até 2017 (último levantamento), a demanda por esses profissionais aumentou 44%, nas vagas solicitadas pelas empresas nos últimos anos, porém esse número tende a aumentar, pois cada vez mais diferentes mercados começam a buscar pelos mesmos profissionais, responsáveis pela transformação digital.

Para Fulvio Nishiyama, gestor da divisão de TI da Hays, o número de contratações tende a crescer nos próximos anos, isso porque as empresas ainda estão entendendo como devem fazer a transformação digital e qual perfil de profissional deve contratar.

“Esse movimento ainda é muito novo. Em um futuro breve veremos uma série de novas funções que ainda não conhecemos sendo demandado pelas empresas”, explica o executivo.

Confira os cargos mais demandados do momento:

Especialista ou Arquiteto Cloud

Digital Labs

Digital Transformation

As empresas começam a transformar sua infraestrutura de TI, deixando de lado o modelo de servidores e partindo para nuvem. O especialista em cloud é o profissional preparado para comandar essa mudança.

Profissionais que criem e desenvolvam um digital labs, que, dentro das empresas, tem a função de testar novas tecnologias e processos, em menor escala, antes de implanta-lo na organização.

Profissionais que são os líderes da transformação digital. Isso porque o processo de digitalização exige isso mudança de metodologia, cultura e tecnologia, sendo esse profissional responsável por isso.

Product Owner e Project Manager

Desenvolvedor

Profissionais que atuam em modelo de SQUADs em empresas que trabalham com metodologia ágil.

Profissionais que programam e criam softwares/plataformas/aplicativos dentro do mundo de tecnologia.

Fonte: TI Inside

08 de outubro de 2018