DBServer realiza integração do HPE OneView com ferramentas de DevOps

Em conjunto com a HPE, a fabricante de software DBServer foi responsável pela integração do HPE OneView a sistemas provedores de Infraestrutura como Código (IcC), permitindo o acesso ao mecanismo e à sua API em diferentes linguagens de programação conhecidas e utilizadas por seus clientes, como Python, Java e Ruby. A HPE foi criada a partir da divisão da HP, em 2015, e atua no fornecimento de soluções de hardware e software para servidores, armazenamento e redes.

O trabalho, desenvolvido ao longo de 13 meses, foi encomendado para integrar o HPE OneView com as ferramentas de gerenciamento de configuração (automação e DevOps) Ansible e Puppet, que permitem a criação de provisionamento de infraestrutura através de scripts. Dessa forma, os clientes que já utilizam estas ferramentas podem trabalhar com ambas, investindo menos tempo ao integrar produtos dentro de seus ambientes.

“Ao criar interoperabilidade entre as aplicações e a HPE OneView usando a API Unificada, a HPE ajuda seus clientes a construir uma ponte entre as abordagens tradicionais de TI e os novos modelos de negócios digitais” destaca Tiago Moreira Totti (foto), Consultor na DBServer.

A API nativa do HPE OneView é a RESTful, de código aberto, que oferece uma única linha de código para abstrair todo elemento, entregando serviço de infraestrutura como código. Pode suportar aplicações tradicionais e nativas da nuvem em máquinas virtuais, containers ou em infraestrutura física. Por meio dela, os desenvolvedores podem controlar de forma programável toda uma infraestrutura, que permite automatizar o provisionamento, configuração e o monitoramento do ambiente e seus elementos.

Para concretizar a solução como um todo, a DBServer utilizou as melhores práticas DevOps sob o prisma da cultura ágil. A equipe, formada por cinco pessoas, também foi responsável pelo desenvolvimento de SDKs, permitindo o acesso ao HPE OneView à sua API em diferentes linguagens de programação.

A Infraestrutura como Código (IcC) é uma abordagem que considera cada elemento e recurso de TI como um serviço e os combina em tempo real para atender à demanda tratando a configuração de infraestrutura exatamente como programação de software. Isso elimina trabalho manual já que, via scripts, é possível gerenciar e automatizar o provisionamento da infraestrutura e suas aplicações.

“Essa abordagem já é considerada parte fundamental das boas práticas de DevOps, pois entrega ambientes (desenvolvimento, testes e produção) mais rápido e com mais qualidade, mantendo o controle, visão do todo e melhorando a capacidade de provisionamento”, complementa Totti.

Resumo dos resultados entregues para a HPE:

  • Interoperabilidade Ansible e HPEOneView:

O Ansible, sozinho, pode automatizar a instalação de pilha de software. Agora, com HPE OneView rodando junto, com uma única linha de código a mais, é possível automatizar atualizações de infraestrutura e software juntos.

  • Interoperabilidade Puppet e HPEOneView:

O módulo Puppet para HPE OneView automatiza a configuração e o provisionamento da infraestrutura física para que os clientes possam oferecer aplicativos e serviços de forma mais rápida e fácil.

  • Integração com linguagem de programação Phyton:

O SDK permite aos desenvolvedores o acesso ao HPE OneView e sua API utilizando Phyton como linguagem de programação. Isso oferece conveniência aos clientes HPE, que podem seguir utilizando a linguagem de programação que tem maior conforto ou experiência sem precisarem se adaptar a outras.

 

Sobre o HPE OneView

O HPE Oneview é um software que fornece um mecanismo de automação de infraestrutura criado com inteligência de software. Ele aprimora o gerenciamento de ciclo de vida e o provisionamento entre computação, armazenamento e malha e permite que a equipe de TI possa controlar os recursos programaticamente por meio de uma API unificada. Com o HPEOneView, a infraestrutura de pode ser configurada, monitorada, atualizada e realocada com uma única linha de código, permitindo que as equipes de TI atendam de forma mais eficaz às necessidades de aplicativo em mudança.

 

Melissa Resch

Jornalista – MTB 19.544