Demanda por desenvolvedores web cresce no mercado

Aumenta procura por profissionais, mas falta mão de obra qualificada; empresas criam estratégias para encontrar desenvolvedores na base e preencher lacuna

Compras, pagamentos, transferências, cursos, jogos. Hoje tudo pode ser feito online, na palma da mão com um smartphone. Por isso as empresas precisam se adequar as novas demandas do consumidor e neste cenário a demanda por profissionais de TI é cada vez mais crescente.

Os devs, como são conhecidos os desenvolvedores, são responsáveis por criar códigos de programação para a criação de sites, aplicativos e software. São eles que criam todas as plataformas utilizadas para qualquer tipo de negócio no ambiente online. Com a valorização cada vez maior, a busca por esse tipo de profissional está em alta. Segundo levantamento realizado pela Catho, só entre março e abril de 2020 houve um aumento de 55% de vagas para o cargo de Programador Web.

A mesma pesquisa revela que, mesmo em tempos de pandemia, o período entre março e agosto registrou um aumento expressivo na busca das empresas por profissionais de tecnologia em relação ao ano passado: Programador ADVLP +157%, C# +144%, Web Developer +107%, Programador JavaScript +36% e Programador de Python +17%.

Apesar da grande procura, falta mão de obra qualificada no mercado e muitas empresas tem dificuldades para preencher as vagas. Isto porque no Brasil são formados 46 mil profissionais de tecnologia por ano, número inferior a demanda atual que, segundo levantamento da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), deve ser de 420 mil profissionais até 2024.

O jeito então é buscar estratégias para encontrar desenvolvedores na base e preencher a lacuna existente no mercado. Para isso, a Empresta Bem Melhor, em parceria com a Cotemig e o Banco Pan, realiza entre os dias 18 e 20 de dezembro o Hackathon Empresta + Cotemig, uma maratona de inovação online voltada para desenvolvedores, que objetiva buscar soluções inovadoras para os principais desafios do mercado de crédito digital. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 15 deste mês, pelo site da empresa.

Os participantes, que serão divididos em 20 equipes de três pessoas, precisarão criar projetos inovadores para três temas: processamento online de empréstimo consignado; feedbacks automatizados para a equipe de televendas (transcrição); e gestão eficiente da carteira de ofertas e unificação. Cada membro das três equipes vencedoras ganhará:

1° lugar: 1 Xbox Series X e voucher de R﹩200 no Outback;

2° lugar: 1 Xiaomi Mi Band 5 e voucher de R﹩200 no Outback;

3° lugar: Voucher de R﹩200 no Outback.

O diretor de Marketing e TI da Empresta Bem Melhor, Fernando Lúcio, destaca que oferecer crédito de uma maneira mais democrática e simples é uma das missões da Empresta e que, para que isso aconteça, a empresa precisa estar em sintonia com as novas tecnologias e processos do mercado financeiro.

“Estamos passando por uma revolução bancária. Temos o Pix, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a autorregulação dos bancos e precisamos responder de maneira rápida ao mercado. Por isso, contar com a ajuda dos participantes da nossa hackathon para resolvermos isso de forma rápida, inteligente e até simples é fantástico para a Empresta.”

Além de preencher a lacuna do mercado, o Hackathon Empresta + Cotemig, também estimula talentos e pode ser a porta de entrada no mercado de trabalho para jovens profissionais.

O Analista Programador Sênior, Janssen Brauer, teve sua primeira oportunidade na área de tecnologia na Empresta Bem Melhor, há seis anos. Foi contratado como estagiário e, hoje, é profissional sênior. Ele atribui seu crescimento aos estímulos que recebeu dentro da empresa.

“Aqui temos como vantagem a liberdade de poder buscar e avaliar novas tecnologias. Isso nos faz crescer enquanto profissionais.” Ele destaca ainda que o Hackthon, além de suprir as demandas do mercado, é uma excelente oportunidade para que os jovens talentos possam ingressar no mercado de tecnologia. “É uma oportunidade para mostrar talento, trazer conhecimento e inovação. Aqui não especificamos perfil, todos tem a liberdade para mostrar o que sabem e trazer novidades.”

Há 25 anos no mercado financeiro, a Empresta possui o objetivo de oferecer as melhores soluções de crédito para seus clientes. Para isso, trabalha em uma estrutura omnichannel, que consiste em fazer com que a experiência nos diversos canais de compra e comunicação da empresa seja a mesma. Além disso, é parceira dos principais bancos, e oferece crédito consignado de maneira fácil e rápida com as melhores condições do Brasil.

A Empresta está presente em dez estados e o Distrito Federal, já atendeu mais de 900 mil clientes, e possui mais de 90 unidades, entre lojas próprias e franquias, em todo o país. São mais de 700 pessoas engajadas em entregar uma experiencia inovadora para os clientes.

 

Fonte: InforChannel

10 de dezembro de 2020