Descrédito: estudo mostra que 96% dos brasileiros acreditam que empresas não protegem seus dados pessoais

A IBM anunciou os resultados de um estudo global sobre privacidade feito em 11 países, incluindo o Brasil, com cerca de 11 mil pessoas. A pesquisa, conduzida pelo The Harris Poll e encomendada pela IBM, aponta que consumidores em todo o mundo estão demandando às organizações mais transparência e controle sobre seus dados.

Os resultados indicam que as pessoas estão insatisfeitas com a maneira como muitas empresas lidam com suas informações: 96% dos consumidores pesquisados no Brasil concordam que as organizações devem fazer mais para protegê-los. Nos demais países onde a pesquisa foi conduzida, mais da metade dos entrevistados concorda com essa afirmação. Além disso, segundo o levantamento, 6 em cada 10 brasileiros relataram que sofreram com vazamento de dados ou conhecem alguém tenha passado pela situação.

Quando se trata de privacidade, não há uma preocupação apenas com a proteção, mas também com o controle dos dados. No Brasil, 5 em cada 10 consumidores sabem que suas informações são sempre, ou na maioria das vezes, compartilhadas. De fato, 81% dos brasileiros afirmaram ter perdido o controle de como suas informações pessoais são usadas pelas empresas.

Segundo João Rocha, líder de cibersegurança da IBM Brasil, as organizações precisam repensar sua abordagem em relação à responsabilidade de dados, especialmente com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados.

Fonte: TI Inside

02 de dezembro de 2019

NOTÍCIAS RECENTES

Associados

Parceiros

Assessorias