Diogo Lara, um dos fundadores do Cíngulo, fala sobre autoconhecimento no Grupo RHTI

Nesta terça-feira (18), o Grupo RHTI da Assespro-RS recebeu Diogo Lara, médico psiquiatra, neurocientista, terapeuta, ex-professor universitário, escritor e palestrante, para tratar do tema “Cuidados com a saúde emocional, a revolução do autoconhecimento”. O encontro teve a mediação da coordenadora do RHTI, Thaís Garziera, e participação de diversas empresas associadas.

Segundo Lara, a saúde mental é o maior problema da saúde até os 50 anos de idade, causando forte impacto nas empresas com problemas como presenteísmo, absenteísmo, clima, entre outros. “O número de consultas psiquiátricas e de terapia já aumentavam 15% ao ano e a pandemia triplicou os problemas emocionais”, destacou.

Os novos contextos também são responsáveis por causar sofrimento nas pessoas. Entre eles, Lara apontou o desencaixe entre formação e cultura de alguns anos atrás com o contexto atual, incertezas e novidades, excesso de estímulos externos e a mistura casa-trabalho gerada pelo home office.

Contudo, a maioria das pessoas que sofre de algum tipo de transtorno psiquiátrico ou que apresenta sintomas emocionais significativos não procura ajuda em função estigma ou medo de boicote, falta de privacidade, custo e tempo e falta de acesso a bons profissionais. 

Lara é um dos sócio-fundadores do Cíngulo, aplicativo de autoconhecimento para promover a saúde emocional. No encontro, o médico apresentou algumas de suas funcionalidades e impactos benéficos dessa tecnologia, como aumento das emoções positivas, maior foco e constância, desenvolvimento de habilidades, resolução de memórias traumáticas e melhora do sono. 

Questionado sobre o impacto da pandemia nos ambientes corporativos, Lara destacou que o ponto fundamental são as lideranças entenderem que esse cuidado com seus colaboradores se trata de um investimento. “Isso traz um elo, gera uma confiança, um vínculo, e para mim o melhor é uma liderança vulnerável, no sentido de autorizar, chancelar, seja pelo discurso, seja pela prática, de que todos nós temos problemas”, pontuou.

Para Lara, essa é uma mudança interna e cultural. “Se as lideranças puderem trabalhar em seu desenvolvimento pessoal para fazer esse shift é o que vai fazer a grande diferença. A vulnerabilidade nos aproxima, nos humaniza e nos conecta e isso é um olho nas relações da empresa que você se sente seguro e compreendido”.

Material do convidado: Grupo RHTI assesproRS
Sobre o Grupo RHTI

Criado há cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

 

  • Fonte: Vicente Medeiros
  • 19 de maio de 2021