Empresas desenvolvem tecnologia que mede a temperatura corporal à distância

A solução é uma parceria da SOHA com a DBServer

SOHA e a DBServer, startup e empresa instaladas no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), estão desenvolvendo uma tecnologia que pode ajudar em tempos delicados como o da pandemia do coronavírus.

De acordo com Felipe Foliatti e Renan Signor, da SOHA, a startup tem uma tecnologia que mede a temperatura corporal à distância. “Como um dos fatores corporais do vírus é a febre, podemos ajudar, pois a temperatura pode ser medida sem o contato com a pessoa, apenas por análise de imagem”, explicam. 

Signor conta que a SOHA desenvolve equipamentos, sistemas e aplicativos, e que a tecnologia já existia no laboratório. “Em uma conversa com pessoas que trabalham na rede de saúde pública, como hospitais e postos de saúde, elas relataram que um dos problemas mais enfrentados é a falta de equipamentos. Foi aí que vimos que a tecnologia poderia ajudar, pois ela funciona de forma fácil, apenas com uma foto mesmo”, afirma.

Segundo Foliatti, a cooperação entre pessoas, empresas e da combinação de diversas tecnologias, tanto de software quanto hardware, gera resultados capazes de trazer melhorias e inovações acessíveis para toda a população. “Tivemos a ideia, procuramos a DBServer, eles interessaram em ajudar através do DBLab. A DB é uma parceira de longa data, e esse trabalho em conjunto é mais um entre tantos outros que tivemos e teremos”. Além disso, Renan e Felipe destacam a importância do ecossistema de inovação para o desenvolvimento de soluções como esta. 

Fonte: TECNOPUC

19 de março de 2020