Empresas elevam a percepção da TI para as operações do negócio

Pesquisa encomendada pela Citrix revela que após o início da pandemia do Covid-19 a função / departamento de TI está mais valorizado do que nunca, reforçado pelo Trabalho Remoto, ao permitir aos funcionários que as atividades sejam feitas de qualquer lugar com segurança

Neste cenário de incertezas, de mudanças e sobretudo de adaptações, a tecnologia tem se consolidado como ferramenta fundamental para continuidade das operações. A começar pela corrida do home office, em que do dia para noite diversas empresas foram forçadas a adotar a modalidade de trabalho remoto, CIOs e gerentes de TI rapidamente ganharam espaço e evidência na garantia da continuidade dos negócios. É o que revela a pesquisa “Digital Shake” encomendada pela Citrix, empresa especializada em soluções de trabalho digital, que ouviu 250 tomadores de decisão de TI no Brasil dos quais 91% concordam sobre a função/departamento estar mais valorizado do que nunca.

“As empresas estão percebendo a importância do fornecimento de ferramentas adequadas, flexíveis e do formato de trabalho que os funcionários desejam. Mas não é tão simples e não se restringe apenas a garantir a entrega da tecnologia. Trata-se, sobretudo, de proporcionar uma boa experiência ao colaborador – o que manterá esses profissionais comprometidos com o sucesso do trabalho”, explica Luciana Pinheiro, diretora da Citrix Brasil.

Segundo Luciana, a área de TI assumiu uma posição protagonista dentro das empresas e tem hoje um papel muito mais estratégico e ligada aos negócios do que no passado. “Mais do que nunca, a tecnologia de ponta é necessária para ajudar companhias a fornecerem flexibilidade e serem bem-sucedidas em suas atividades-fim”.

Trabalho remoto x segurança da informação

O cenário do home office em caráter emergencial favoreceu bastante esse avanço da representatividade da TI. Isso porque, se no início da crise o desafio foi mandar funcionários para casa, para o profissional de TI o principal objetivo foi mantê-los produtivos. A corrida para disponibilizar e personalizar computadores, permitir acesso remoto a dados corporativos e aplicações, realizar ajustes de infraestrutura para suportar a nova realidade de trabalho em caráter de urgência, foram só alguns exemplos das tarefas da TI. Sem contar a preocupação com a segurança.

Segundo mostra a pesquisa, desde o impacto do Covid-19, gerentes de TI relatam que uma média de 60% da força de trabalho em sua organização agora atua em casa usando dispositivos pessoais em vez de corporativos. Além disso, contas e câmeras de videoconferência foram as aplicações mais introduzidas (46%) em resposta ao impacto do Covid-19. Como consequência, mais de 77% dos tomadores de decisão na área de TI ouvidos pela pesquisa afirmam ter visto um aumento nas consultas relacionadas à segurança como resultado do trabalho doméstico e remoto.

“Muitos CIOs e responsáveis por áreas de TI tiveram que se adaptar às exigências de uma situação emergencial em que a tecnologia se tornou a principal aliada da continuidade dos negócios. Segundo Luciana, os principais resultados esperados com a boa experiência tecnológica do colaborador são a produtividade e o engajamento, principalmente entre profissionais em cargos de liderança, normalmente mais exigentes com iniciativas de transformação digital. A facilidade de acesso, interfaces amigáveis e a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar e com qualquer dispositivo, compõem este cenário.

Desafios para o setor

Mesmo com o aumento da preocupação com segurança de dados sensíveis das empresas, canais informais para comunicação utilizados por funcionários no trabalho remoto estão ajudando as equipes a serem mais eficazes, com 80% dos entrevistados relatando sobre o uso dessas ferramentas por colaboradores da empresa.

Mas esse não é o único obstáculo para o profissional de TI corporativo. Cerca de 58% dos gerentes de TI ouvidos na pesquisa caracterizaram como sendo um desafio a experiência de mover rapidamente a maioria da força de trabalho para o home office. A situação mais significativa foi em relação à disponibilidade do hardware e software de TI.

Mudanças para melhor

Como papel fundamental no suporte aos demais departamentos das empresas trabalhando de forma remota, 85% dos entrevistados disseram ter interagido mais por meio de videoconferência com colegas de outros setores do que normalmente fazem pessoalmente, sendo que para 81% o contato entre TI e a equipe de liderança aumentou significativamente.

Em relação à forma como são vistos dentro da empresa, 84% dos profissionais de TI entrevistados relatam que sua visibilidade e status na organização aumentaram após a crise. Ainda sobre os benefícios para o setor, dos trabalhadores ouvidos, 80% concordam que estão pessoalmente em melhor posição para buscar uma promoção e que estão em uma posição muito melhor para negociar o aumento de seu orçamento de TI no futuro (77%).

A pesquisa, encomendada pela Citrix, foi feita com 250 líderes de TI em empresas de médio porte no Brasil durante os dias 8 e 18 de junho deste ano.

 

Fonte: InforChannel

08 de outubro de 2020

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