Empresas fracassam em 70% dos projetos de transformação digital, diz Boston Consulting Group

Uma nova pesquisa do Boston Consulting Group (BCG) revela que 70% das transformações digitais não são bem sucedidas e não atingem seus objetivos. O estudo é resultado da análise de dados internos da própria experiência do BCG com 70 empresas globais líderes em transformações digitais nos últimos anos, e de dados externos, que incluem respostas de 825 executivos seniores em uma pesquisa detalhada sobre a experiência de transformação.

A pesquisa também revela que cerca de 44% das empresas analisadas criaram algum valor de negócio, mas não atingiram suas metas e tiveram apenas mudanças limitadas no longo prazo. Outras 26% criaram valor limitado (menos de 50% da meta) e não produziram mudanças sustentáveis.

Para o BCG, as transformações digitais são imperativas e as empresas precisam construir capacidades biônicas (a combinação de tecnologia com capacidades humanas) para aproveitar o potencial das tecnologias disruptivas e integrá-las em novos processos, modelos de organização e formas de trabalho. Essa necessidade foi acelerada pela pandemia de coronavírus e mais de 80% das empresas planejam acelerar os processos de transformações digitais.

Para alterar as chances de sucesso com a transformação de 30% para 80%, o BCG apresenta seis fatores baseados nas análises realizadas. Eles são: Uma estratégia integrada com objetivos de transformação bem definidos; Comprometimento da liderança por meio do gerenciamento intermediário; Implantação de talentos de alto calibre; Mentalidade de governança ágil que impulsiona uma adoção mais ampla; Monitoramento eficaz do progresso em direção aos resultados definidos; E tecnologia modular conduzida por negócios e plataforma de dados.

O estudo “Flipping the Odds of Digital Transformation Success” pode ser acessado na íntegra por meio deste link.

 

Fonte: TI Inside

14 de dezembro de 2020