Empresas levam até 15 meses para avaliar implementação de cloud

Empresas dedicam até 15 meses para avaliações de implementação de cloud. Em companhias de porte menor o tempo, em média, é de apenas cinco meses. É o que mostra o Nutanix Public Cloud Usage Report, estudo sobre tendências de uso e adoção de nuvem pública.

A pesquisa da Nutanix mostra que as organizações estão adotando rapidamente estratégias multicloud, avaliando formas de promover maior agilidade e possibilitar inovações mais rápidas.

Os números com gastos em cloud empresarial praticamente dobraram de 2016 para 2017, sendo que o gasto médio das empresas está acima de US$ 2 milhões. Pequenas e médias empresas são as que utilizam maior parte de sua receita para gastos com cloud, em média US$ 620 mil.

Para onde vão os investimentos

As principais áreas que recebem esses investimentos são: computação empresarial, banco de dados, armazenamento e network. O investimento em computação empresarial é superior nas três esferas avaliadas, tendo seu maior gasto de 41% em empresas de médio porte, que também lideram a estatística de armazenamento (9%), enquanto startups e empresas corporativas já estão mais preocupadas em trabalhar com banco de dados (32%).

DevOps

Nas questões em relação a maturidade da utilização de DevOps, a maioria das empresas faz uso das práticas, com 80% do total ativo. Outros 15% exploram a possibilidade da utilização das práticas e apenas 5% ainda não veem a ferramenta como uma necessidade em sua respectiva empresa.

AI e IoT

Apenas 6% das empresas estão realizando algum trabalho relacionado a internet das coisas (IoT). Inteligência artificial (AI), por sua vez, ainda não é pauta principal, mas já tem certa importância para pequenas e médias empresas. Estas mesmas empresas também estão de olho na utilização de Analytics para análise de Business Intelligence.

Fonte: Computerworld

16 de maio de 2018