O desafio de gestão de pessoas em startups é tema do RHTI de abril

Com o tema “Gestão de Pessoas em Startups”, o Grupo RHTI de abril recebeu nesta terça-feira, 16, a coordenadora de gestão de pessoas da Aegro, Mariana Moura, que falou sobre os desafios e as oportunidades dessa tarefa em empresas nascentes.

Fundada em 2014, a Aegro, que oferece software de gestão para o agronegócio, conta com mais de 3 mil propriedades cadastradas e mais de 1,1 milhão de hectares gerenciados. Tudo isso conduzido por uma equipe pequena e com orçamentos enxutos, mas motivada por um propósito, como característica do DNA de toda startup.

Mariana também contou sua experiência de criar um projeto de políticas de remuneração e carreira na Aegro. Diferentemente das grandes empresas, ela destacou que, em uma startup, o modelo de desenvolvimento de um profissional é diferente, oferece mais possibilidades e até certa facilidade em trocar de área quando necessário, por exemplo.

Essas características fazem parte do modelo em W, em que há o envolvimento dos colaboradores em outros projetos da empresa em paralelo às suas atividades. Exemplificou que a empresa conta com pessoas com doutorado e até pós-doutorado, e que possuem uma base intelectual muito grande, que pode ser utilizado em outras áreas. Assim, um dos desafios da gestão de pessoas é extrair essas potencialidades muitas vezes ocultas.

Uma das estratégias que utilizam para isso é a Aegro Academy, em que são realizados encontros para compartilhar conhecimento, muito em função do blog Lavoura10, que reúne artigos e publicações técnicas. Um dos objetivos, assim, é fomentar a troca e a interação, criando conexões na empresa para o desenvolvimento de novas competências.

 

Fonte: Vicente Medeiros

17 de abril de 2019