Escolas públicas e privadas disputam olimpíada digital de matemática em plataforma de jogos

Torneio é destinado aos estudantes de 5 a 12 anos, da rede pública e privada, e terá até R$ 150 mil em prêmios e dinheiro; inscrições estão abertas e a participação é gratuita

Evento será realizado dentro da plataforma israelense de gamificação Matific, utilizada atualmente por 500 mil alunos no Brasil.

As escolas brasileiras vão disputar uma olimpíada de matemática dentro de uma plataforma de jogos digitais. O torneio é destinado a todos os alunos da educação infantil até o sexto ano, da rede pública e privada, com idades entre 5 e 12 anos. As inscrições estão abertas desde o último dia 15 de julho e a participação é gratuita.

A olimpíada digital de matemática, que acontece de 20 a 29 de agosto deste ano, é organizada pela empresa israelense Matific, especializada em gamificação para o ensino matemático, que abrirá gratuitamente a sua plataforma de jogos para o torneio. Entre os dias 20 e 26 de agosto, os alunos terão um período de aquecimento e acesso gratuito à plataforma para treinar nos jogos disponíveis no acervo.

A plataforma da Matific é utilizada atualmente por cerca de 500 mil alunos no Brasil, de aproximadamente mil colégios públicos e privados. No mundo, o sistema de jogos matemáticos já é adotado em 45 países, com cerca de 5 milhões de alunos nos cinco continentes, três milhões de jogos executados por mês e diversos prêmios internacionais.

Neste ano, a olimpíada digital de matemática, que está na segunda edição no Brasil, vai premiar as três escolas que obtiverem a maior média de pontos nos jogos propostos, além de turmas, professores e alunos com melhor desempenho na plataforma. No total, serão oferecidos cerca de R$ 150 mil reais em prêmios e em dinheiro. A expectativa dos organizadores é atingir a adesão de cerca de 1 milhão de alunos no torneio.

Para Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, a proposta da olimpíada é apresentar a matemática de um jeito fascinante e engajador, tirando a ideia de que a disciplina é chata e difícil. “Além de conhecer de perto a mais premiada plataforma de matemática do mundo, os alunos poderão experimentar os jogos e, assim, vivenciar uma nova forma de aprender matemática”, comenta Szyller.

Para a psicopedagoga Ana Carmagnani, COO da Matific Brasil, o atual ensino da matemática no Brasil, baseado em decorar e memorizar, tem levado os alunos a ter desempenhos cada vez piores na disciplina. “Trata-se de um modelo ultrapassado”, ressalta. “Por outro lado, tecnologias como a da Matific promovem uma aprendizagem mais profunda, pois, além de engajá-los em situações cotidianas, estimulam a curiosidade, a exploração, o raciocínio lógico e a aprendizagem pela descoberta, em um ambiente lúdico e interativo”, acrescenta.

Serviço
www.matific.com/matificgames
https://www.matific.com/bra/pt-br

Fonte: InforChannel 

06 de agosto de 2019

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