Especialistas discutem como impactar e crescer na revolução digital

Os participantes do evento “Como impactar e crescer na revolução digital”, realizado nesta quarta-feira (10) no auditório da Assespro-RS, tiveram uma verdadeira aula de pós-graduação, sobretudo com a apresentação de Adriano Amui, que falou sobre marketing e liderança para os novos tempos.

Amui contextualizou o momento acelerado em que vivemos, com ciclos cada vez mais curtos, e indicou que é na sua proposta de valor que as empresas devem se concentrar para se alcançar um diferencial competitivo no mercado.

“O jogo hoje é tão intenso que se você não tiver diferenciais reais você só vai perder tempo”, alertou.

A proposta de valor, segundo ele, é o que nos identifica como únicos, especiais, e por esse motivo somos a escolha do nosso target. Amui usou o exemplo da furadeira, em que hoje em dia as pessoas não querem comprar o produto, mas a solução que ele oferece, no caso, o furo na parede. Dessa forma, uma empresa fabricante de furadeiras talvez mude seu negócio no futuro, porque estará atenta às últimas necessidades dos seus clientes.

Em meio a tanta tecnologia do presente, Amui advertiu a importância das pessoas nesse contexto. “É preciso colocar uma pitada humana no negócio de vocês, porque a conexão da marca com as pessoas ainda hoje é o mais importante”.

Outro convidado do evento foi Luiz Felipe Alves, sócio-fundador e presidente da Cypress, única representante brasileira na M&A Worldwide, rede global composta por 42 assessorias financeiras com presença em 40 países.

Alves destacou o panorama de mercado em termos de fusões e aquisições (M&A) e explicou os processos utilizados nesse tipo de transação, apresentando os diversos requisitos e peculiaridades que uma empresa deve apresentar para se utilizar desses mecanismos.

No caso do setor de tecnologia, Alves comentou que empresas com faturamento superior a R$ 20 milhões por ano já têm condições de iniciar um processo de M&A.

A Vice Presidente de Articulação Politica da Federação ASSESPRO, ex-presidente da Assespro-RS e diretora da LB Consultoria Jurídica em TI, Letícia Batistela, também levou seu olhar a respeito do cenário atual das empresas. Ela destacou o trabalho realizado pelo projeto Dynamic Mindset, que reúne uma série de pensadores, empreendedores e articulistas, produtores de conteúdos e que recentemente lançaram um livro com seus artigos mais recentes.

No evento, Letícia também falou sobre dynamic connections, fazendo uma reflexão sobre o que faz uma pessoa a se conectar (ou desconectar) com projetos, pessoas, empresas etc., e avaliou sobre o valor das conexões. Destacou elementos que precisam ser considerados no momento de se estabelecer conexões, como generosidade, empatia, ângulos diversos e mapeamento.

Fonte: Vicente Medeiros

11 de julho de 2019