Estudante brasileira leva 1º lugar em competição internacional de ciência

Estudantes brasileiros conquistaram oito prêmios da maior feira internacional de Ciências e Engenharia realizada pela Intel, a Intel ISEF 2019. A delegação brasileira foi a mais premiada da América Latina e a 10ª mais premiada dos 81 países participantes. A feira foi realizada entre os dias 12 a 17 de maio, nos Estados Unidos. No total, 1.800 estudantes participaram.

Os estudantes participam da feira com projetos inovadores nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática, com propostas que buscam soluções para melhorar a qualidade de vida ao redor do mundo. Os projetos foram julgados pela sua capacidade criativa, pensamento científico, rigor, competência e clareza mostrada. A distribuiu entre os vencedores um total de US$ 5 milhões em prêmios.

A delegação brasileira participou da competição conta com 29 estudantes, entre elas estava Juliana Davoglio Estradioto (ao centro da primeira imagem), de 18 anos, que levou o primeiro lugar na categoria Materials Science. Seu projeto chamado “CATCHPOOH” tem como objetivo o aproveitamento de resíduos da noz da macadâmia para biossíntese de celulose e confecção de embalagens. A estudante é a primeira do País a conquistar o prêmio.

Parte da delegação brasileira durante a Intel ISEF 2019 – Foto: Divulgação/Febrace

Já a invenção da estudante Ekarinny Myrela Brito de Medeiros recebeu dois prêmios: um primeiro lugar na categoria Patent and Trademark Office Society e um quarto lugar em Translational Medical Science.

Ekarinny produziu um cateter com propriedades antimicrobianas proveniente do aproveitamento do líquido da castanha de caju como alternativa na prevenção de infecção sistêmica. A solução foi pensada depois que sua tia morreu em decorrência de uma infecção sanguínea ocasionada por um cateter utilizado num procedimento de hemodiálise. Em entrevista ao G1, a jovem disse que isso a levou pesquisar sobre infecções. “Descobri que não existia um cateter com propriedades antimicrobianas. Pensei em produzir eu mesma”, revelou ao portal.

Realizada desde 1950, a Intel ISEF é a maior feira científica do mundo para estudantes que ainda não chegaram ao ensino superior. Cientistas ganhadores do Nobel estão entre os jurados.

Fonte: IT Mídia

24 de maio de 2019