Europa multa Twitter em R$ 2,7 bilhões por violação à privacidade

O órgão regulador de dados da Irlanda multou o Twitter em 450.000 euros, o equivalente a R$ 2,7 bilhões, por uma falha que tornou públicos alguns tuítes privados, disse o órgão nesta terça-feira, 15/12, na primeira sanção contra uma empresa norte-americana sob o novo sistema de privacidade de dados da União Europeia.

O regime “One Stop Shop” do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (GDPR, na sigla em inglês) torna a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda o principal regulador do Twitter, Facebook, Apple e Google no bloco, pois é naquele país que ficam as sedes internacionais dessas gigantes da internet.

O GDPR está em vigor desde 2018, mas o caso do Twitter é o primeiro a usar o novo sistema de resolução de disputas sob o qual um regulador nacional toma uma decisão antes de consultar os outros reguladores locais da UE.

A multa aplicada ao Twitter está relacionada a uma investigação de 2019 sobre um bug em seu aplicativo para o sistema operacional Android, no qual tuítes de alguns usuários que deveriam ser privados foram tornados públicos.

A penalidade ocorreu devido à “falha do Twitter em notificar a violação a tempo para o regulador e uma falha em documentar adequadamente a violação”, disse a Comissão de Proteção de Dados em comunicado.

O Twitter afirmou que o atraso em relatar o incidente foi uma “consequência imprevista da contratação de funcionários entre o dia de Natal de 2018 e o dia de ano-novo” e que fez alterações para que futuros incidentes fossem relatados em tempo hábil.

“Assumimos total responsabilidade por esse erro e permanecemos totalmente comprometidos em proteger a privacidade e os dados de nossos clientes, inclusive por meio de nosso trabalho de informar o público de forma rápida e transparente sobre os problemas que ocorram”, disse o comunicado do Twitter.

 

Fonte: Convergência Digital com informações da Reuters

15 de dezembro de 2020