Falha em banco de dados expõe dados de 2 milhões de colombianos

Depois que a enorme quantidade de dados expostos por uma empresa no Equador veio à tona , a ESET alerta para um novo caso de vazamento de dados. Informações pessoais de 2 milhões de colombianos foram expostas, devido a vulnerabilidades de um banco de dados mal configurado.

A equipe do site brasileiro The Hack entrou em contato com a ESET para analisar o que pareciam ser dados de cidadãos colombianos. Após algumas verificações, os pesquisadores da ESET confirmaram que era o ElasticSearch configurado de maneira insegura que expôs as informações de mais de 2,4 milhões de colombianos, sem autenticação. Nome, endereço de email, número de telefone e número de identificação foram algumas das informações que vazaram.

“Esse incidente mostra, novamente, que as empresas ainda não estão considerando a segurança dos dados no design de suas implementações. Quanto mais tempo dedicarmos à segurança cibernética de uma empresa, mais segura a empresa será”, diz Camilo Gutierrez, Chefe do Laboratório de Pesquisa da ESET na América Latina.

Fonte: TI Inside

06 de novembro de 2019