Farroupilha quer se tornar um dos primeiros municípios a implantar a identidade digital

A prefeitura de Farroupilha (RS) está avançando no desenvolvimento de um projeto que visa transformar o município com os conceitos de identidade digital e governo eletrônico. Nesta semana, o prefeito Claiton Gonçalves recebeu a visita da presidente da Assespro-RS (Assoc. Bras. das Empresas de TI do RS), Aline Deparis, que apresentou como a tecnologia de blockchain pode auxiliar o município nesse projeto e também de que forma pode viabilizar a realização de um programa de rastreabilidade digital para a produção de vinhos, que permitiria ao consumidor conhecer a procedência da bebida.

O ponto alto da reunião, no entanto, foi quando se conversou sobre o uso de identidade digital para os cidadãos do município. Aline, que também é co-fundadora da Trubr, uma startup que desenvolve soluções de identidade digital e que recentemente recebeu investimentos da suíça Procivis, explicou como algumas regiões da Europa já oferecem uma série de serviços públicos aos cidadãos nas áreas de saúde, educação, transporte, entre outras, por meio da identidade digital.

“Estamos falando de uma realidade que já começa a tomar forma no Brasil”, destacou Aline. “Muito em breve, as pessoas não mais precisarão andar com uma série de documentos, pois tudo vai se resumir a uma identidade digital, além de utilizar uma série de serviços públicos e privados que estarão disponíveis em plataformas digitais”.

Além da identidade digital, também esteve em pauta a nova certificação que a Assespro-RS vai oferecer para DPO (Encarregado de Proteção de Dados ou Data Protection Officer) no período de 8 a 12 de abril em Porto Alegre, com a possibilidade de realização do curso na Serra Gaúcha. Mais informações estão disponíveis no link https://certificacaodpo.eventize.com.br/.

15 de fevereiro de 2019