Farroupilha (RS) estuda soluções para modelo de governo eletrônico e identidade digital

*Esquerda para direita -Leonardo Manfredini, Gabriel Bianchet Tavares, Aline Deparis, Pedro Pedrozo e Vandré Fardin

A convite do Secretário Municipal de Gestão e Desenvolvimento Humano de Farroupilha (RS), Vandré Fardin, e do Prefeito Claiton Gonçalves, a presidente da Assespro-RS, Aline Deparis – que também é CEO da Maven e Trubr –, esteve na prefeitura do município para levar informações e atualizações sobre a tecnologia de blockchain e seu impacto na gestão pública. A intenção, segundo o gestor de TI do município, Gabriel Bianchet Tavares, é aplicar soluções para um modelo de governo eletrônico e identidade digital.

Uma das recomendações da presidente da Assepro-RS foi o município adotar um sistema de identidade digital de procedência de vinho. No dia 4 de janeiro, Farroupilha ganhou o título de Capital Nacional do Moscatel, oficializado pela Lei 13.795, por ser o maior produtor dessa variedade de uva. Assim, seria possível acompanhar todo o processo de produção de vinho, certificar as etapas e publicar através do blockchain para que o consumidor possa rastrear a procedência da bebida.

Outros projetos tecnológicos que o município de Farroupilha está desenvolvendo são o “Prefeitura sem papel”, que deve ser concluído ainda neste ano, a ampliação do número de serviços oferecidos de forma on-line ao cidadão e o “Alvará digital”. Hoje. Farroupilha é o município mais rápido do Brasil para emissão de alvará, ainda analógico, com prazo de 24 horas.

A presidente da Assespro-RS também aproveitou o encontro para convidar todos os gestores para um curso inédito promovido pela associação de certificação para DPO (Data Protection Officer, ou Encarregado de Proteção de Dados), que será realizado entre os dias 08 e 12 de abril em Porto Alegre e que está inserido no contexto da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Fonte: AlfaBeta Comunicação Estratégica – Vicente Medeiro

17 de janeiro de 2019