Foco em pessoas deve ser prioridade, diz estudo

Para serem competitivas e bem-sucedidas em um mundo dominado pelo digital, as empresas precisam de um novo foco para equilibrar a ideia de valor financeiro com valores de princípios. É o que aponta a edição de 2020 do estudo Technology Vision da Accenture, que alerta para o realinhamento do desejo pela criação de valor comercial nas grandes companhias com os valores e expectativas de seus clientes e colaboradores. Esta é a 20ª edição do estudo anual da Accenture, que prevê as principais tendências tecnológicas que redefinirão o ambiente global de negócios nos próximos três anos.
 
Segundo o estudo deste ano – intitulado Nós, os pós-digitais: sua empresa consegue sobreviver ao choque tecnológico? – ainda que a tecnologia esteja mais incorporada que nunca nas vidas das pessoas, os esforços das organizações para atender a essas necessidades e expectativas podem ficar aquém. À medida que as empresas entram na década de cumprir suas promessas e em um mundo de onipresença da tecnologia digital, uma nova mentalidade e abordagem se mostram necessárias.
 
De acordo com a Accenture, embora alguns se refiram ao cenário atual como “tech-lash”, ou seja, de reação contrária à tecnologia, esse termo falha em reconhecer a dimensão em que a sociedade já usa e se beneficia da tecnologia. Mais apropriada é a análise do choque tecnológico (em inglês, ‘tech-clash’), entendido como as incongruências entre modelos de negócios e de tecnologia que não estão alinhados às necessidades e expectativas das pessoas.
 
Dos mais de 6 mil executivos de negócios e de TI entrevistados no mundo todo para o estudo Technology Vision, 83% reconhecem que a tecnologia se tornou parte indissociável da experiência humana. Como parte da pesquisa deste ano, a Accenture também entrevistou 2 mil consumidores – 70% dos quais esperam que sua relação com a tecnologia se torne consideravelmente mais significativa ao longo dos próximos três anos.
 
“Deslumbradas com as promessas da tecnologia, muitas empresas criaram produtos e serviços digitais por criar, simplesmente porque podiam, sem considerar integralmente o impacto humano, organizacional e social,” explica Paul Daugherty, Chief Technology&Innovation Officer da Accenture. Segundo ele, há um choque tecnológico provocado pela tensão entre as expectativas dos consumidores, o potencial da tecnologia e as ambições de negócios.
 
Fonte: Jornal do Comércio
 
18 de fevereiro de 2020