Fórum de TI Banrisul vai debater disrupções no sistema financeiro

No girar em alta velocidade do mundo da tecnologia, duas novas tendências para o sistema financeiro, que estão sendo estudadas e deverão ser regulamentadas pelo Banco Central ao longo de 2019 e 2020, vão afetar fortemente o modelo de negócio dos bancos: o Open Banking e os pagamentos instantâneos.

É mais um desafio para as instituições tradicionais, que já enfrentam a concorrência das ágeis fintechs, enquanto tentam encontrar o seu lugar nesse novo mundo. “Esses sistemas são revolucionários, estão baseados em dados e vão impactar diretamente os correntistas e as instituições”, destaca o diretor de TI do Banrisul, Jorge Krug.

No caso dos pagamentos instantâneos, as transferências monetárias poderão ser feitas diretamente pelas pessoas em tempo real, e o serviço estará disponível para os usuários finais 24 horas. Na China, por exemplo, os usuários do WeChat já não precisam contar com o apoio dos bancos para realizar essas operações.

Já quando o assunto é o open banking, a perspectiva é a de que os dados bancários dos correntistas não pertencem aos bancos e, sim, aos usuários. E, desta forma, poderão ser disponibilizados os players com os quais os clientes optarem por ter como parceiros, como as fintechs. Esses são alguns dos temas que estarão na pauta do 12º Fórum Internacional de TI Banrisul, que acontece de 22 a 23 de maio, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.

Nomes confirmados

O Fórum Internacional de TI Banrisul já tem nomes importantes confirmados: Ana Paula de Jesus Assis (presidente da IBM para América Latina), Vinicius Senger (evangelizador da Amazon), João Pedro Paro Neto (presidente da Mastercard Brasil), André Henrique de Siqueira (chefe de divisão do Banco do Brasil) e Ellen Huang (sênior VP da WatchData, da China).

Impacto no modelo de negócios

A transformação digital e o seu impacto nos modelos de negócios é o tema da conferência esse ano. Krug comenta que os bancos tradicionais precisam criar movimentos que levem a novos serviços digitais. O Banrisul, que é reconhecido nacionalmente pelo seu viés tecnológico, vai lançar em breve a sua assistente virtual, com base em Inteligência Artificial. A tecnologia deverá estar pronta ainda em 2019.

Fonte: Jornal do Comércio 

10 de maio de 2019