Fórum Mundial divulga recomendações sobre aplicação de blockchain

O Fórum Econômico Mundial (WEF) publicou um guia para a avaliação dos benefícios dos aplicativos blockchain. O documento divulga como aplicar a tecnologia blockchain, fornecendo seis recomendações para empresas. A primeira é ter tempo para entender a tecnologia, estabelecer expectativas realistas (identificar incentivos e contabilizar riscos) e alinhar-se às prioridades estratégicas.

O relatório também recomenda avaliar se blockchain ou outras tecnologias são a melhor solução, especificando que “blockchain não é um substituto para a digitalização e não deve ser tratado como tal”.

Por último, as organizações devem manter uma abordagem ágil, uma vez que permite melhor evolução da estratégia e pensar além da organização individual. Este último ponto é explicado da seguinte maneira: “A natureza descentralizada do blockchain faz a transformação de uma abordagem isolada para integração de cadeia de valor ponta-a-ponta em ambientes fragmentados e complexos, mais atingíveis. De fato, a falta de colaboração pode minar – ou até bloquear – essa transformação. Ao avaliar o valor, é importante considerar os efeitos de rede e dimensionamento, particularmente conforme permitido pela colaboração.”

O guia Blockchain Value Framework é uma continuação do relatório “Blockchain Beyond the Hype” lançado pelo WEF no ano passado e foi coproduzido com a consultoria Accenture.

Sheila Warren, chefe da Blockchain no Fórum Econômico Mundial, explicou que o relatório anterior enfatizava que a implantação de blockchain não deveria ser uma meta em si. O objetivo deste white paper é fornecer orientação na aplicação da tecnologia. “Esse novo framework é para os líderes de negócios que descobriram que o blockchain é a solução certa para um problema específico, mas não sabe o que fazer a seguir.”

O documento é baseado em uma avaliação de 79 projetos de blockchain e uma pesquisa global de 550 pessoas em 13 setores. O relatório constatou que 51% dos entrevistados disseram que esperavam “perder o desenvolvimento de novos produtos / serviços” se sua organização não investisse na tecnologia blockchain. Outros 23% dos entrevistados esperavam “perder ganhos de velocidade / eficiência” e 15% “perder a economia de custos”.

Além disso, em nove dos 13 setores pesquisados, a total rastreabilidade e integridade dos dados foram identificadas como a principal vantagem trazida pelo blockchain. Enquanto isso, muitas organizações não responderam que o benefício do blockchain poderia estar oferecendo “novos produtos ou serviços comerciais”.

Fonte: TI Inside

19 de julho de 2019