Getnet e Via Varejo lançam solução de marketplace e serviços financeiros para sellers

A Getnet, empresa de tecnologia do grupo Santander, e a Via Varejo, maior varejista de eletroeletrônicos do País e controladora das marcas Casas Bahia e Pontofrio, acabam de lançar uma solução aos sellers de marketplace.

A solução atenderá à nova regulamentação do Banco Central (Circulares nº 3.765/15 e nº 3.842/17) – que entra em vigor no próximo dia 28 – que determina a divisão do pagamento (Split) realizada pelo comprador entre a plataforma de marketplace (Via Varejo) e os sellers.

O marketplace faz a intermediação dos valores de terceiros para operações de comércio eletrônico. Por isso, a Getnet criou uma plataforma flexível e adaptável (white label), que possibilita a customização do e-commerce, por meio de APIs (tecnologia em códigos que se encaixam em qualquer loja virtual). Além deste serviço, a empresa oferece uma plataforma de soluções para o cliente que tem negócios na internet que vão além da aceitação de cartões: antifraude, cofre, pagamento recorrente, conciliação das vendas, aceitação e geração de boleto, checkout digital seguro, consultoria e infraestrutura na nuvem.

“Estamos prontos para atender a um mercado que, de acordo com projeções locais, pode crescer dois dígitos em 2019”, afirma Pedro Coutinho, presidente da Getnet. “Este é um novo modelo de negócio que pode impulsionar empreendedores diversos, com uma solução que tem grande potencial de crescimento no País.”

Com a novidade, a Via Varejo se torna uma das primeiras empresas a oferecer uma solução financeira completa aos seus mais de 4 mil sellers no marketplace. “Trata-se de um modelo inovador na proposta de valor”, comenta o Felipe Negrão, CFO da Via Varejo.

“Além da flexibilidade trazida pela plataforma, que pode ser ajustada para cada vendedor do nosso marketplace, valorizando assim a relação de parceria com cada um deles, queremos evoluir em nossa entrega, oferecendo um conjunto cada vez maior de soluções e facilidades financeiras para o seu negócio. Ter uma oferta de soluções financeiras diferenciadas é uma das vantagens competitivas que teremos e que fará com que o seller escolha o marketplace da Via Varejo como principal parceiro”, completa o executivo.

A solução Getnet permite a gestão detalhada da administração dos fluxos financeiros, ou seja, a solução faz o split automaticamente das comissões entre varejista e terceiros (split de pagamento), enquanto a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), ferramenta de custódia, centraliza e registra todas as transações para o Banco Central (Circular nº 3.765/15).

Uma operação de e-commerce como a da Via Varejo consegue incluir na loja produtos de diversas empresas, e com isso aumenta o portfólio de produtos e serviços oferecidos aos clientes. E quem escolhe vender no marketplace também se beneficia de atributos da empresa, como credibilidade das marcas, carteira de clientes, visibilidade para o seu negócio, além dos meios de pagamentos oferecidos. A parceria coma Getnet permite que o serviço seja oferecido com segurança e infraestrutura, uma vez que as informações do varejista transitam em um ambiente seguro, por meio de um data center próprio da Getnet, único Tier IV da América Latina, com sistemas certificados com a PCI, Visa Pin 2.0, ISO 27.001 e ISO 10.002.

Por dentro da solução de marketplace

Graças aos mecanismos de segurança da Getnet para transações financeiras, o regulador tem acesso ao lastro das operações de tudo que ocorre na internet. As operações de compra na internet ficam registradas e as vendas são separadas (split) e creditadas diretamente aos sellers.

Fonte: SEGS

25 de setembro de 2018