Governo autoriza BNDES a conceder empréstimos às fintechs

O Conselho Monetário Nacional disse nesta quinta-feira, 26/03, que as fintechs do país poderão obter financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, BNDES, uma vez que seus canais de financiamento habituais secaram devido às tensões do mercado relacionadas ao coronavírus. 

A autoridade também disse que as fintechs poderão emitir cartões de crédito como uma fonte alternativa de receita. E que agora os fundos de private equity poderão controlar as fintechs que trabalham como sociedades de crédito direto, mas apenas indiretamente. Tradicionalmente, o Banco Central coloca restrições à possibilidade dos fundos de private equity comprarem instituições financeiras. 

Fintechs brasileiras normalmente financiam seus negócios principalmente por meio de acordos de securitização no mercado de capitais. Mas a fuga dos investidores em meio à pandemia de coronavírus bloqueou principalmente esses canais. 

“O crédito secou abruptamente para as fintechs. Então, esperamos que as novas regras levem a uma volta a normalidade”, disse à agência Reuters o presidente da ABCD, associação que reúne empresas de crédito digital, Rafael Pereira.

Em um comunicado, o conselho monetário disse que as fintechs são capazes de alcançar pequenos empresários, mesmo indivíduos sem banco, e podem ajudar o governo a implementar políticas públicas. Não especificou quais serviços as fintechs podem fornecer em parceria com o governo.

Fonte: Convergência Digital com informações da Reuters

27 de março de 2020