Governo lança aplicativo para agilizar acesso das PMEs às compras governamentais

As micro e pequenas empresas agora têm acesso mais rápido às
oportunidades de participar de aquisições públicas, realizadas no Comprasnet, com o lançamento do aplicativo Comprasnet Mobile.

O governo lançou o aplicativo ComprasNet Mobile – que será gratuito – para agilizar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas. A nova ferramenta faz parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Sebrae e o Ministério da Economia. Inicialmente, o aplicativo estará disponível para pregões.

“O Aplicativo vai levar a compra pública para um maior número de fornecedores que já estão no Comprasnet e desejam fazer pesquisas rápidas, e também para os que ainda não conhecem esse mercado”, explica a analista de políticas públicas do Sebrae, Denise Donati. De acordo com ela, em breve a ferramenta também será utilizada para cotações eletrônicas. Caso o usuário queira enviar a proposta, ele terá que fazê-lo por meio de
computador.

Atualmente apenas 300 mil empresas estão cadastradas no Comprasnet. “Esperamos que, com o aplicativo, esse número aumente”, afirma a analista do Sebrae. “Queremos ampliar o número de fornecedores do governo e permitir que os pequenos negócios passem a contar com novas oportunidades para o seu negócio”, acrescenta Denise, ressaltando que
o aplicativo é uma forma de popularizar e simplificar o processo de compras
governamentais. O aplicativo está disponível nas versões do sistema operacional Android 4.1 ou superior e iOS9 ou superior.

As funcionalidades disponíveis no aplicativo, são:

  • Central de Mensagens – Envia informações sobre o Comprasnet, novidades, avisos de manutenções programadas, lançamentos e orientações;
  • Filtros – Permite a configuração de filtros e o recebimento de avisos sobre as licitações publicadas no dia.
  • Licitações – Possibilita a visualização de detalhes das licitações, como objeto, órgão licitante, data limite para entrega da proposta, item (ns) licitado (s), entre outros.
  • Download do Edital – Permite realizar o download do edital.
  • Compartilhar Licitações – Possibilita o envio das informações da licitação, contendo o link para visualizar os itens e realizar o download do edital, por e-mail e redes sociais.

Fonte: Convergência Digital

29 de janeiro de 2019