Grupo RHTI discute práticas simples, mas diferenciadas, para o engajamento

Com o tema “Práticas simples, mas diferenciadas, para o engajamento”, os integrantes do Grupo RHTI da Assespro-RS se reuniram on-line na manhã desta terça-feira (23), conduzidos pela coordenadora do RHTI, Thaís Garziera.

A psicóloga organizacional no Grupo Insoft4, Kelly Mattos, foi a responsável por compartilhar as experiências aplicadas para estimular o engajamento na organização. Ela trouxe exemplos de ações realizadas desde antes da pandemia, como as celebrações de datas comemorativas (Dia da Criança, Outubro Rosa, Halloween, Novembro Azul), práticas específicas, como gincanas e o encontro PinkSofters, e ideias criativas para marcar as datas comemorativas que precisaram ser trabalhadas on-line em função da pandemia. No caso do Grupo Insoft4, a ferramenta utilizada foi o Yammer.

“Acredito que compartilhar algumas práticas simples que promovam o engajamento dos times, contribuiu de forma significativa para os participantes do Grupo RHTI, para que possam aplicar em suas empresas essas ideias que de fato são simples e fáceis de implementar”, avalia Kelly.

Para a coordenadora do RHTI, Thaís Garziera, ficou evidente a importância, mesmo em um contexto de pandemia, dos aspectos da cultura organizacional, do senso de pertencimento, da valorização das pessoas, do desenvolvimento da escuta empática e do desenvolvimento de líderes. “Os cases apresentados foram práticas construídas no contexto organizacional e também com o uso de ferramentas on-line para manter as pessoas engajadas e escutadas diariamente, reforçando que podem seguir trabalhando garantidas por uma segurança psicológica”, observou.

Ao longo do ano, o Grupo RHTI deverá aprofundar os seguintes temas que foram definidos coletivamente: onboarding digital e experiência do colaborador; saúde mental e bem-estar em home office; capacitação de talentos; modelo híbrido de trabalho; benefícios flexíveis; como mensurar a produtividade em home office; metodologias ágeis aplicadas ao RH, administrativo e comercial; detox do home office (como voltar ao presencial?), liderança e gestão em home office e cultura e diversidade.

 

Sobre o Grupo RHTI

Criado há cinco anos e sempre realizando encontros mensais, o Grupo RHTI aproxima profissionais que compõem os RHs das empresas de TI do estado, associadas da Assespro-RS, para discutirem sobre o mercado de tecnologia e as melhores práticas em gestão de pessoas. Os encontros também são uma oportunidade para troca de informações para geração de conhecimento e aprendizado.

Saiba mais sobre o Grupo e faça sua adesão em: www.assespro-rs.org.br/grupo-de-rh

 

Fonte: Vicente Medeiros

24 de fevereiro de 2021