Hackathon como instrumento de inovação

O Hackathon é uma estratégia muito usada por empresas com cultura de startup para acelerar processos e projetos. Este tipo de evento estimula a criatividade e cria espaços para a experimentação, possibilitando o desenvolvimento de novas habilidades entre seus participantes.

A palavra Hackathon é a combinação dos termos hack (no sentido de programar com expertise) e marathon (maratona), mas não se limita apenas à área de programação, sendo utilizada por diversas outras áreas para criação de soluções.

Desde 1999, essa estratégia se tornou uma prática comum nas startups e vêm se popularizando como uma evolução natural, com o objetivo de qualificar e desenvolver seus colaboradores para o pensamento e desenvolvimento ágil. O Hackathon também é utilizado como um instrumento de inovação e integração, pois propõe soluções tecnológicas para determinados produtos e promove o networking (quando aberto ao público).

A 4all desenvolveu seu próprio Hackathon, em parceria com a Payly- uma carteira virtual que permite pagamentos com transferência via celular e QR Code. O evento reuniu profissionais de diferentes áreas — como desenvolvedores, testers, product owners e designers para um único desafio: solucionar, de forma digital, o pagamento das comandas em bares, restaurantes e casas noturnas sem precisar de filas.

Durante 36h, os colaboradores foram incentivados a desenvolverem um produto com uma solução disruptiva e que estivesse pronto para o mercado. Os times eram formados por integrantes de diversas áreas e ao final da maratona, o projeto foi apresentado para a banca avaliadora em pitchs de 10 minutos.

A equipe vencedora foi a DX.CO com a “Compay”, uma solução digital para pagamento de comandas que permite a customização da identidade visual das empresas em sua plataforma.

“O primeiro hackathon teve um engajamento muito legal da galera de várias startups do hub 4all. Foi incrível como vimos muitos talentos, muitas sacadas e um empenho total para entregar um produto matador”, afirma o CEO e co-fundador do hub 4all, José Renato Hopf.

Fonte: 4All

04 de junho de 2019