“IA e inovações tecnológicas são aliadas da Saúde”, defende presidente da Sociedade Paulista de Radiologia

Não devemos temer o uso da Inteligência Artificial e outras inovações tecnológicas na Saúde. Esta foi a conclusão do Dr. Carlos Homsi, presidente da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR), ao encerrar a 48ª Jornada Paulista de Radiologia (JPR) neste domingo ,6, após quatro dias de intensa programação científica que abordou temas relacionados à especialidade e áreas correlatas.

“Um tema muito forte em debate na Radiologia, hoje em dia, diz respeito ao apoio que a máquina pode conferir às nossas tomadas de decisão, principalmente para casos mais críticos e doenças, que dependem de Diagnóstico por Imagem para mapeamento e definição do melhor tratamento”, disse.

Nessa terceira edição organizada em parceria com a Sociedade Radiológica da América do Norte (RSNA), a JPR contou com a presença de 15 mil participantes brasileiros e estrangeiros, de países como a Austrália, Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Inglaterra, México, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Ao justificar o enfoque em debates acerca de Inteligência Artificial e novas tecnologias, o médico radiologista explicou que ainda há um medo entre a comunidade – e até entre a população – de que esses avanços substituam a imprescindível ação humana na Saúde. “Não devemos temer esse cenário, mas sim apropriarmo-nos dele para que tenhamos cada mais resultados efetivos para os pacientes”, pontuou.

Fonte: TI Inside

09 de maio de 2018