Indústria de TI está otimista para 2021

Relatório anual da CompTIA enfatiza confiança de que o setor se transformará em resposta ao caos deste ano

A Computing Technology Industry Association (CompTIA) divulga todos os anos relatório com sua visão sobre as tendências que irão nortear a indústria, sua força de trabalho e os modelos de negócios no próximo ano.

O relatório IT Industry Outlook 2021, apresentado nesta terça-feira (17/11), está otimista e afirma que a indústria de TI se transformará em 2021, motivada por sua resposta ao caos de 2020 e pela afirmação de que é o sistema nervoso central da sociedade digital.

“A confusão, a interrupção e a incerteza que experimentamos em 2020 terão algum efeito de transbordamento em 2021, mas ao invés de reconstruir para restaurar o que era, acreditamos que a indústria está pronta para reconstruir para um futuro melhor e mais brilhante”, afirmou Carolyn April, diretora sênior de Análise da Indústria da entidade.

“As mudanças transformadoras se aceleraram este ano, não deixando dúvidas sobre a importância crítica das operações digitais”, disse Seth Robinson, diretor sênior de Análise de Tecnologia da CompTIA. “Mas, à medida que os holofotes sobre a tecnologia se iluminaram, outros assuntos foram colocados em foco, incluindo a responsabilidade da indústria de se tornar mais diversa, igualitária e inclusiva; e se sua influência e alcance estarão sujeitos a novas regulamentações governamentais”, observou.

Segundo o estudo, as empresas esperam alterar seus modelos de negócios no próximo ano, oferecendo mais serviços, envolvendo-se mais com tecnologias emergentes, explorando oportunidades de mercado vertical e enfatizando sua experiência em segurança cibernética. Cada uma dessas etapas (e outras) faz parte de seus planos para se recuperar do ambiente desafiador de 2020. Pouco mais de 60% das empresas disseram que a pandemia de Covid-19 teve um impacto negativo nos negócios.

Questionadas sobre as perspectivas para 2021, 37% das empresas esperam aumentar a receita além dos resultados de 2020 e 2019. Outros 25% esperam que a receita permaneça estável com os níveis deste ano, embora para algumas empresas isso possa ser inferior a 2019 por causa dos efeitos da pandemia.

Cerca de um quarto afirma ter perdido a receita este ano, mas espera voltar aos níveis de 2019. Quatro em cada dez empresas esperam manter seus orçamentos nos níveis de 2020, com um quarto prevendo gastos um pouco mais altos e 13% um pouco mais baixos.

Sinais mistos semelhantes estão presentes nas respostas da pesquisa de profissionais de TI. Quase 80% se sentem bem com seu papel como tecnólogo. A maioria vê uma perspectiva brilhante graças à alta demanda por habilidades, impulsionada pela crescente importância da tecnologia para a estratégia de negócios. Mas também há incerteza quanto aos gastos com tecnologia, com 44% achando que os orçamentos são muito pequenos e reconhecendo que provavelmente serão solicitados a fazer mais com menos. Na verdade, três em cada dez empresas estão treinando novamente o pessoal existente para preencher vagas em aberto ou abordar novas áreas de enfoque.

 

Fonte: InforChannel

17 de novembro de 2020