Inteligência artificial na Amazon Web Services é tema de bate-papo na Assespro-RS

Assunto foi apresentado pelo arquiteto de soluções da empresa, Fernando Sapata.

Um auditório lotado e público participativo. Foi com esse espírito que o arquiteto de soluções da Amazon Web Services (AWS), Fernando Sapata, compartilhou as experiências da empresa com o uso de inteligência artificial (IA) nesta terça-feira (14), na sede da Assespro-RS, além de dar uma verdadeira aula sobre o tema. O evento foi uma realização da AWS, Assespro-RS, Locaweb Corp e Cluster2GO.

Sapata comentou que a IA é utilizada principalmente em quatro verticais: comércio, financeiro, educação e saúde. Nesses eixos, auxilia a prever tendências de demandas, otimizar preços, detectar fraudes, prever risco de crédito, automatizar tarefas repetitivas de professores, detectar plágio, prever doenças e taxas de sucesso de novos remédios, entre outros.

Ele apresentou um conjunto de serviços de inteligência artificial que a AWS oferece para as empresas.

“Você pode escolher desde serviços de IA pré-treinados para visão do computador, linguagem, recomendações e previsão; usar o Amazon SageMaker para criar, treinar e implantar rapidamente modelos de Machine Learning em escala; ou criar modelos personalizados com suporte para todas as estruturas de código-fonte aberto mais conhecidas”, afirmou.

Sapata também falou sobre a AWS DeepRacer, um carro de corrida autônomo criado para auxiliar as pessoas a aprender sobre o aprendizado de reforço por meio da direção autônoma, e sobre o AWS DeepLens, a primeira câmera de vídeo do mundo com recursos de aprendizado profundo para desenvolvedores. Além dessas novidades, explicou o funcionamento de uma das inovações mais disruptivas da atualidade, o Amazon Go, um verdadeiro supermercado do futuro sem caixas nem atendentes, em que o cliente apenas retira os produtos da prateleira e, ao sair, a conta é cobrada no cartão de crédito.

Eventos que ampliam o networking

O bate-papo integra uma série de eventos promovidos pela Assespro-RS para levar conhecimento às empresas associadas e ao público em geral e também para fomentar o networking entre profissionais.

Nessa linha, o diretor de relacionamento estratégico e ex-presidente da Assespro-RS, Reges Bronzatti, foi quem deu as boas-vindas aos participantes, reforçando que networking e empatia são as grandes habilidades deste século. Também destacou a importância de se criar parcerias para buscar soluções no campo da tecnologia, e que a Assespro-RS é hoje uma das principais redes de conexões de tendências, demandas de mercado e capacitação profissional.

 

Reges Bronzatti, Diretor de Relacionamento Estratégico da Assespro-RS, Fernando Sapata, Principal Enterprise Solutions Aschitect na AWS, Cássia Cruz, Executiva de vendas na AWS, Rose Garcia, Assessora Executiva Assespro-RS, Luis Desbatiani e Marcelo Cunha, Solutions Architect na AWS.

Fonte: Vicente Medeiros

15 de maio de 2019